O que é degradação do solo. A princípio, o alimento é necessário para a sobrevivência do organismo. Dessa forma, a base da nossa dieta, direta ou indiretamente, vem do solo. Portanto, na produção de alimentos, é necessário que a superfície, neste caso, o solo seja suficiente em fatores químicos, físicos e biológicos.
O que é degradação do solo
Como o próprio ditado, degradação é a destruição, destruição, estragar ou prejudicar algo, neste caso o solo.
A degradação do solo ocorre devido ao mau uso da natureza e da terra, por exemplo, os solos degradados são principalmente devido ao surgimento de seres humanos.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 33% do solo mundial é moderado ou altamente degradado.
Para que o solo seja considerado saudável, deve-se apresentar um equilíbrio entre fatores químicos, físicos e biológicos, que juntos criam vida para o solo, resultando em altos rendimentos.
No entanto, se um ou mais desses fatores entrarem em um desequilíbrio, inicia-se o processo de decomposição, que, se não for controlado, pode impossibilitar a produção.
Veja abaixo o que pode acontecer na degradação química, biológica e física do solo:
- Química: a ocorrência de desnutrição devido à perda de nutrientes, acidez e salinidade.
- Biológico: redução de alguns ou todos os microrganismos benéficos para o solo, redução da matéria orgânica.
- Físico: perda de estrutura do solo, compactação e permeabilidade.
Problemas causados pela degradação do solo
Conhecendo as causas que causam a degradação do solo, é possível observar os problemas que cada uma causa no meio ambiente.
Em geral, podemos agrupar todos os problemas revelados na seção acima em apenas um problema: a perda de solo agrícola.
Com a necessidade de aumentar a produção de alimentos, resultando em aumento da produtividade nas áreas agrícolas. Dessa forma, qualquer forma de degradação que reduza ou torne a produção impraticável é um grande problema.
Por isso, é importante ter cuidado em todas as áreas, não só na produção agrícola ou animal, mas também em áreas de conservação permanente, a fim de evitar a perda de produtividade em sua área.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.