5 estilos de design de interiores. Designers de casa e remodeladores precisam estar familiarizados com todos os estilos populares de design de interiores para acomodar as necessidades e desejos de seus clientes. Na maioria das vezes, os clientes nem sabem o estilo de design específico que desejam.
É aí que entra seu conhecimento e experiência em diferentes estilos de design de interiores. Depois de falar com seu cliente e dar uma olhada nas imagens inspiradoras que eles reuniram, você deve ser capaz de identificar seu estilo de design.
Este guia sobre os 5 principais estilos de design de interiores irá refrescar sua memória e ajudá-lo a identificar facilmente os estilos específicos aos quais seus clientes estão se referindo.
5 estilos de design de interiores
1. Moderno
O estilo moderno decorre do movimento Modernismo que surgiu na década de 1920. Não deve ser confundido com o adjetivo “moderno”, que remete às tendências atuais. Também não deve ser confundido com o estilo contemporâneo, que também remete às tendências de design da era atual. O estilo de design moderno é muito específico e foi fundado pelo famoso arquiteto germano-americano Ludwig Mies van der Rohe.
- Materiais principais: Madeira, metal, vidro, aço
- Paleta de cores: Monocromática, neutra, terrosa
- Estilo de móveis: Simples, pernas expostas, levantadas do chão, armários brilhante
- Características distintivas: linhas limpas, móveis simples, falta de desordem e adornos, “a forma segue a função”
2. Tradicional
O estilo tradicional é inspirado em estilos de design europeus mais antigos e clássicos, mas isso não significa necessariamente que esteja desatualizado. É um estilo que traz conforto, familiaridade e previsibilidade a uma sala, tornando o espaço aconchegante e acolhedor. Não há surpresas em uma casa de design tradicional, e tudo é limpo, calmo e calculado.
Materiais principais: Madeira
- Paleta de cores: paredes neutras, móveis/acessórios quentes, escuros, dourados e prateados
- Estilo de móveis: Elegante, real, padrões florais, madeira (mogno, bordo, cerejeira), estofado, pesado, com pés de garra, veludo,Características distintivas:
- Simétrico, colunas, sancas, carpintaria detalhada seda.
3. Contemporâneo
O estilo contemporâneo não deve ser confundido com o estilo moderno. Se o seu cliente quer uma casa contemporânea, isso significa que ele está dentro das tendências atuais de design. Não é uma tendência estática, mas sim uma tendência em evolução que se adapta aos tempos atuais. O estilo contemporâneo é geralmente baseado na simplicidade, sofisticação e linhas limpas. Não é confuso, e é muito elegante e fresco.
Materiais principais:
- Madeiras claras, vidro, aço inoxidável Características distintivas:
- Simétrico, colunas, sancas, carpintaria detalhada
- Paleta de cores: Marrom, taupe, creme, branco, preto
- Estilo dos móveis: Pernas expostas, tons neutros, fibras naturais, estampas bicolores, sem saias ou excesso de tecido Características distintivas:
- Espaço aberto, organizado, arejado, forte ênfase na linha e na forma.
4. Industriais
O estilo industrial é inspirado no mundo do trabalho industrial, onde a máquina, o metal e o tijolo eram reis. Nos dias de hoje, celebra os materiais brutos e expostos de um edifício. Mas isso não significa que seja reservado apenas para pessoas que moram em lofts – qualquer espaço pode ser transformado em uma casa de estilo industrial com a paleta de cores, materiais e móveis certos.
Materiais principais:
- Madeira resistida, metal, tijolo, concreto Paleta de cores:
- Tons neutros – marrom, bege, preto, creme, cinza Estilo de móveis:
- Mistura de madeira e metal, visual vintage/antigo, envelhecido, funcional Características distintivas:
- Layout de conceito aberto, tetos altos, materiais expostos, organizado, funcional, mistura de antigo e novo, espaço negativo.
5. Rústico
O estilo rústico é trazer elementos naturais e terrosos para uma casa. As casas de campo e as casas geminadas costumam ser projetadas nesse estilo, mas está se tornando cada vez mais popular entre os moradores da cidade. O estilo rústico incorpora acessórios do exterior, como galhos, troncos e madeira recuperada.
- Materiais principais: Madeira, pedra, texturas orgânicas
- Paleta de cores: marrom, verde, dourado, cinza, bege
- Estilo de móveis: madeira desgastada/áspera, couro, bordas ásperas
Características distintivas: Vigas de madeira, lareira de pedra/parede de destaque, cores quentes, materiais naturais, balcões e móveis de madeira, acabamentos desgastados
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.