O que é drywall à prova de fogo?
O que é drywall à prova de fogo? O drywall tornou-se popular em locais de construção de todos os tipos. Em vez do processo meticuloso de pregar madeira ou torno de metal para emoldurar e cobri-lo com gesso, o drywall era uma opção mais rápida que requer menos habilidade para pendurar. Atualmente, existem vários tipos de drywall, incluindo padrão, resistente a mofo e à prova de som, para citar alguns. Outra variante – popular por sua capacidade de salvar vidas e propriedades – é o drywall à prova de fogo. Este guia é sobre drywall resistente ao fogo e como ele funciona ajudará a explicar tudo.
O que é drywall resistente ao fogo?
Todo o drywall é resistente ao fogo. Uma folha de drywall tem um núcleo de gesso, que é um material não combustível feito de sulfato de cálcio dihidratado e água. O drywall com classificação de fogo leva isso um passo adiante, adicionando outros materiais não combustíveis, como fibras de vidro e minerais.
Entenda que a classificação de incêndio do drywall não é necessariamente para as folhas individuais de drywall. É classificado para um sistema de parede aprovado, incluindo os pinos, ferragens e métodos de instalação.
drywall tipo x
O drywall tipo X é um drywall básico com classificação de fogo. Ele contém o mesmo material de gesso que o drywall padrão, com as fibras de vidro adicionadas para integridade estrutural durante condições extremas de calor. É frequentemente usado entre garagens e espaços adjacentes e acima da garagem.
drywall tipo C
Se o drywall Tipo X é o modelo básico, o Tipo C é a versão nova e aprimorada com materiais adicionais resistentes ao fogo. Quando este material é exposto ao calor extremo, a água contida no núcleo de gesso torna-se vapor e se dissipa. No entanto, em vez de encolher imediatamente, o drywall Tipo C contém vermiculita, e esse mineral se expande sob calor extremo, preenchendo o espaço deixado pela água evaporada.
O drywall com classificação de fogo Tipo C vem em tamanhos padrão como o drywall Tipo X.
Nota: O Tipo C não é universalmente aceito pelos códigos de construção locais como o Tipo X é. Os construtores devem verificar com os oficiais do código de incêndio local para garantir que o Tipo C seja aceitável e para determinar qual espessura o projeto requer.
Como funciona o drywall resistente ao fogo?
O drywall comum não é combustível, mas não é impenetrável. À medida que o calor se intensifica e o drywall aquece, a água no núcleo de gesso é liberada na forma de vapor. Isso faz com que o drywall encolha e, eventualmente, desmorone. Esse processo pode levar até 30 minutos, o que significa que mesmo o drywall padrão pode ajudar a resistir à propagação do fogo e dar aos ocupantes da casa tempo para escapar.
O drywall Tipo X e Tipo C tem fibras de vidro e vermiculita (dependendo do tipo) adicionadas ao núcleo de gesso, o que ajuda a retardar ainda mais o processo de desintegração. Além de apenas papel e gesso, essas fibras de vidro e minerais reforçam a estrutura do drywall. Embora o calor ainda afete o drywall, é menos provável que ele desmorone tão rapidamente, permitindo que permaneça intacto por até duas horas, dependendo do tipo.
Uma vez que os painéis de drywall desmoronarem, no entanto, o fogo se espalhará pela parede. Além disso, observe que o drywall resistente ao fogo conterá um incêndio em um espaço, mas se houver portas abertas ou aberturas não classificadas como portas ou passagens, o fogo se espalhará facilmente para outros espaços.
Onde é necessário um drywall resistente ao fogo?
O código de construção pode exigir drywall à prova de fogo em locais específicos. Geralmente, são áreas da casa onde as condições de alto calor são mais prováveis de ocorrer, bem como onde a possibilidade de combustão real é maior. Eles incluem:
- Áreas ao redor de fornos, caldeiras e despensas
- Garagens anexadas entre os espaços de convivência
- Quartos com fogões a lenha e eletrodomésticos
- Edifícios comerciais como apartamentos, condomínios, hospitais e edifícios de escritórios
- É possível pendurar o interior de uma casa inteira com drywall à prova de fogo, mas como geralmente custa cerca de 10 a 20% mais do que o drywall padrão, isso pode ser muito caro.
Conclusão
O drywall à prova de fogo é mais caro e mais pesado que o drywall padrão, é verdade. No entanto, vale a pena o investimento em alguns espaços, sendo mesmo obrigatório em determinadas situações. Certifique-se de descobrir onde o drywall resistente ao fogo é necessário em seu projeto, bem como qual tipo atende aos códigos locais. Este material de construção pode ser a diferença entre conter um incêndio em um cômodo ou uma casa ser uma perda total, portanto, certifique-se de usá-lo onde e como for necessário.
Você viu 5 materiais de construção, veja em seguida
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.