Faturando com frutas na agricultura familiar. A princípio, a agricultura familiar tem ganhado muito espaço no mercado nacional.
Faturando com frutas na agricultura familiar
Dessa forma, embora as grandes explorações agrícolas forneçam produtos para exportação, são também a principal fonte de produtos para o mercado interno.
O que é a agricultura familiar?
A agricultura familiar, como o nome sugere, está no centro do cultivo de terras realizado por pessoas da mesma família. Ao contrário das grandes fazendas do agronegócio, a agricultura familiar ocorre em pequenas propriedades rurais.
O objetivo desse tipo de agricultura é gerar lucros para a subsistência da família, e os produtos são destinados ao mercado interno.
Nesse sentido, a comodidade oferecida por esse investimento está no seguinte: no caso de baixos níveis de produção, é possível iniciar um negócio mesmo em pequenos imóveis rurais, como fazendas ou sites, e com o uso de baixos fundos de start-up. Isso é importante porque dá às famílias de baixa renda a oportunidade de ingressar na agricultura familiar.
Como as frutas podem ser fonte de renda para a agricultura familiar?
Os agricultores veem a fruticultura como uma alternativa mais lucrativa. Isso ocorre porque, ao contrário do cultivo de arroz, uma excelente produção não é necessária para a lucratividade.
Além disso, esse investimento no mercado permite, além das vendas diretas de frutas, a criação de produtos secundários, como a celulose.
A produção de polpa a partir de frutos colhidos é muito útil, porque apenas um fruto produz uma média de três polpas. Isso torna os custos e benefícios bastante altos.
Para fazer um investimento mais atrativo e vantajoso na fruticultura, o Brasil é um país tropical, que, além de tornar o clima adequado para o plantio, possui uma grande variedade de árvores frutíferas.
Afinal, o estereótipo mais comum sobre os países tropicais é um grande número de frutas de várias cores e sabores.
As opções são diversas: uvas, bananas, maracujá, melancia, laranja, mamão, limão, jabuticaba e muitos outros. Nesse sentido, o abacaxi é uma das principais apostas neste mercado. Embora não seja uma cultura fácil, produz uma boa colheita.
Além desses nomes que são comuns a todos os brasileiros, frutas inusitadas como pitaya e lichia são exemplos da importância de ficar atento às novidades do mercado.
Pitaya é uma fruta nativa principalmente da América Latina. Mas encontrou mais espaço no mercado de frutas.
A estranheza que pitaya ocorre nas pessoas está se tornando cada vez mais rara e, de fato, cai em sabores populares. Isso pode ser notado no fato de que a fruta está se tornando uma figura comum nas feiras de hortifrúti.
Seguir essa tendência pode gerar muitos lucros para os pequenos agricultores.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.