Como o clima pode interferir na sua produção de feijão. A princípio, neste artigo, explicaremos como as condições climáticas podem interferir na sua produção de feijões. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), existem três elementos climáticos que devem ser observados para o sucesso na produção.
Eles devem ser analisados para a aplicação de diretrizes de manejo, o que garantirá uma colheita satisfatória:
-Temperatura do ar
–Radiação solar;
–Chuva.
Continue lendo em seguida para saber mais!
Como o clima pode interferir na sua produção de feijão?
Entre os elementos climáticos mencionados acima, a temperatura do ar é o que permite o desenvolvimento adequado da produção de nozes. Dessa forma, a temperatura ideal e recomendada, segundo a Embrapa, é uma diferença climática de cerca de 29ºC durante o dia e 21ºC à noite.
Nesse sentido, temperaturas extremamente altas interferiram na produção de grãos, especialmente se houver pouca irrigação e seca. Na fase de floração e frutificação, altas temperaturas resultam em vagens e aborto espontâneo de flores.
Entre os problemas que podem ser rastreados estão a falta de crescimento de vagens e grãos, e a redução do ciclo do feijoeiro, reduzindo a adição de grãos, o que, por sua vez, reduz o potencial de colheita.
Por outro lado, temperaturas muito baixas afetam negativamente a germinação das sementes e impedem o crescimento adequado das plântulas. Além disso, também podemos falar sobre a alergia das nozes a temperaturas extremas e a presença de geada.
Em contraste com as altas temperaturas, as baixas temperaturas causam um aumento no ciclo do feijão, afetando o número de vagens e, consequentemente, o número de grãos na produção de feijão.
A importância da radiação solar para a sua produção de dos feijões
Os estágios de reprodução e maturação da produção de feijão se beneficiam da incidência da radiação solar. Na ausência de luz solar, o auto-sombreamento impede a penetração da radiação solar nas folhas inferiores da planta, afetando o número de vagens e grãos.
Para evitar esse risco, é possível reduzir o número de culturas por unidade da área ou reduzir a fertilização nitrogenada para ter um crescimento comum dos feijões.
Como a chuva pode interferir na sua produção de feijão
O excesso de umidade é prejudicial à produção de feijão, pois afeta a germinação de grãos dentro das vagens. Além disso, também suporta a formação de fungos que, por sua vez, causam a podridão das sementes.
A etapa mais afetada pelo aparecimento da chuva é a colheita, uma vez que os atrasos podem prejudicar o valor de mercado da produção do feijão. Na fase de maturação, o risco de perda de produção pode ser inibido.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.