Publicidade

A importância da apicultura no Brasil e sua evolução!

A importância da apicultura no Brasil

A importância da apicultura no Brasil. A princípio, os produtos que as abelhas produzem vão além do conhecido e admirado mel. Dessa forma, esses pequenos insetos voadores são responsáveis por fornecer própolis, pólen, geléia real, cera de abelha, entre outros produtos importantes para a saúde humana.

A importância da apicultura no Brasil

Publicidade

Estudiosos afirmam que a história da apicultura começou com os egípcios cerca de 4.400 anos atrás. Eles colocaram as abelhas em um pote de barro, deixando-as perto da residência do produtor.

Mas esse tipo de cultivo é semelhante à caça tradicional de mel, ou seja, eles ferem e matam rebanhos apenas para extrair produtos.

No passado, os seres humanos extraíam mel apenas de colmeias de abelhas. Ele teve que procurar rebanhos de animais, muitas vezes em lugares de difícil acesso.

Publicidade

Nesse sentido, na Idade Média, os enxames eram registrados em cartório e deixados de herança por escrito. Roubar abelhas tinha-se considerado um crime imperdoável e pode ser punível com a morte.

Naquela época, a prática de coletar mel era feita com a destruição de ninhos. Com a evolução da atividade, começaram a ser feitos estudos para melhorar o sistema de produção, cuja atividade é chamada de apicultura.

A evolução da apicultura

Publicidade

No Brasil, essa atividade teve início em 1839, quando o padre Antônio Carneiro liderou uma colônia de abelhas da espécie Apis Mellifera da região do Porto, em Portugal, para o Rio de Janeiro.

Portanto, hoje a apicultura é uma fonte de renda para milhares de pessoas em todo o mundo. A exploração comercial das abelhas ocorre para produzir produtos como mel, pólen, geleia real e própolis, com excelentes oportunidades de negócios.

Atualmente, os principais países exportadores de mel são a China e a Argentina. No Brasil, a produção de mel ocorre em todas as regiões, com boas perspectivas de crescimento.

De fato, a produção nacional de mel atingiu 46 mil toneladas em 2019, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A maior parte da produção está concentrada no Sul, com 38,2% do total. Nosso clima permite diferentes tipos de cultura de abelhas e produção 100% orgânica.

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *