Fatos interessantes sobre o Figo. A princípio, dadas as características distintas e características do clima temperado, a figueira (Ficus carica) é uma árvore muito popular na produção de figos, que, embora muitos a considerem frutada, é realmente frutada.
Fatos interessantes sobre o Figo
A figueira é considerada uma das árvores frutíferas mais antigas. Há referências a esta planta na Bíblia e nas obras de escritores gregos e romanos. Os primeiros povos que cultivaram figos foram judeus e árabes no sudeste da Ásia, em uma região semiárida.
No Brasil, a figueira foi introduzida em 1532, na época da primeira expedição colonial de Martin Afonso de Souza.
Atualmente, a raça mais produtiva do Brasil é o roxo de Valinhos, que foi introduzido no início do século 20 no município de Valinhos – SP e possui valor rural, de força, produtividade e bom valor econômico. Existem outras raças como o “Pingo de Mel”, “Nóbile” e “Negro Largo”, mas não apresentam muito interesse comercial.
Hoje, o estado de São Paulo é o maior produtor de figos de mesa, e o status do Rio Grande do Sul se destaca como líder em produção para a indústria.
Clima e solo
Dito isto, a figueira é um fruto com um clima temperado, bem desenvolvido em regiões subtropicais, embora esteja adaptado a diferentes mudanças climáticas. Os bons resultados obtidos com figueiras comerciais no Rio Grande do Sul e Pernambuco demonstram essa fina adaptação.
A temperatura média adequada para o cultivo de figos durante o perído vegetativo é de:
20 a 25 graus Celsius. Quando no período de hibernação (um estado em que a planta funciona sem folhas). A figueira suporta bem baixas temperaturas, no entanto, em locais com temperaturas abaixo de 15 ° C, seu crescimento pode diminuir.
Por fim, figueiras podem suportar temperaturas próximas a 40 °C, ainda precisam de chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Temperaturas muito altas podem causar crescimento precoce de plantas. E dessa forma, um aumento na alta umidade relativa do ar, excesso de precipitação ou irrigação pode fornecer condições ideais para o aparecimento e desenvolvimento da doença.
Em relação ao solo, uma vez que suas raízes são superficiais, esta planta precisa de solo bem drenado com uma boa quantidade de matéria orgânica.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.