Publicidade

O que é drywall resistente a mofo e porquê usar!

O que é drywall resistente a mofo

O que é drywall resistente a mofo? Embora ocorra naturalmente, o mofo pode se tornar um problema sério dentro de uma casa. Os esporos de mofo flutuam no ar e se incorporam ao material orgânico em um ambiente úmido e rico em oxigênio. Em seguida, ele se espalhará rapidamente e causará problemas de saúde, como problemas respiratórios, reações alérgicas e muitas condições mais graves.

Publicidade

Os fabricantes de materiais de construção agora produzem drywall resistente a mofo para combater essa substância perigosa, mas muito comum. O material evita que o mofo se prenda à sua superfície, mantendo efetivamente o mofo à distância, mesmo em ambientes ricos em umidade. 

O que é drywall resistente a mofo?

O drywall resistente a mofo é um material de construção composto por um núcleo de gesso e um material de revestimento não orgânico. Esse material evita que os esporos de mofo se fixem e se incorporem no painel de parede e não fornece o material orgânico que o mofo precisa para se espalhar. Isso difere do drywall padrão, que tem uma face de papel – exatamente o tipo de material orgânico em que o mofo prospera. 

Em geral, o drywall resistente a mofo custa cerca de 30 a 50% mais do que uma folha de drywall padrão. Embora isso seja uma despesa adicional, só é necessário instalar drywall resistente a mofo em certas áreas e cômodos da casa, como banheiros e lavanderias – áreas com potencial para muita umidade. Caso ocorra um vazamento ou condição de alta umidade nessas áreas, o custo adicional pode valer a pena. 

Publicidade

Como funciona o drywall resistente a mofo?

O drywall resistente a mofo funciona criando um ambiente inóspito para mofo. Mesmo que a superfície do drywall fique úmida devido à umidade ou umidade dentro da sala, o mofo não pode incorporar ou se alimentar desse tipo de drywall. 

O drywall resistente a mofo contém o mesmo núcleo que o drywall padrão, feito de gesso não orgânico e não combustível. O gesso é uma mistura de sulfato de cálcio dihidratado e água, e esses materiais são prensados ​​em folhas longas e rígidas antes de serem cobertos com papel, malha de fibra de vidro ou papel encerado. 

Publicidade

É o material de revestimento que faz a diferença. Existem dois materiais usados ​​para este fim: fibra de vidro e um revestimento de cera sobre uma face de papel um pouco mais espessa. A fibra de vidro é totalmente não orgânica, enquanto a cera tem como objetivo evitar que a umidade e os esporos de mofo penetrem na face do drywall e cresçam no papel. A cera é realmente resistente à umidade, não resistente ao mofo, e é comumente conhecida como “placa verde”.

Qual é a diferença entre drywall resistente a mofo e placa verde?

O drywall resistente a mofo e a placa verde – um tipo de drywall resistente à água – não são a mesma coisa. O revestimento de fibra de vidro em drywall resistente a mofo é muito mais eficaz na prevenção do crescimento de mofo devido à falta de materiais orgânicos. Por outro lado, a resistência à umidade do greenboard vem do alto teor de cera do revestimento do papel, mas ainda contém materiais orgânicos na forma de papel na frente e no verso da folha. 

No caso de uma inundação, o drywall deve ficar bem. No entanto, a placa verde, que na verdade é apenas resistente à umidade em sua frente (não há cera atrás), não impedirá que a umidade penetre na parte de trás da folha e crie as condições ideais para o mofo. Se a verdadeira resistência ao mofo é o objetivo, a placa verde não é a resposta.

Para resolver esse dilema, a maioria dos fabricantes de drywall agora produz drywall resistente a mofo e umidade em um produto. No entanto, nenhum fabricante faz drywall à prova d’água ou à prova de mofo – simplesmente não existe.

Como instalar drywall resistente a mofo

A instalação desse drywall envolve quase o mesmo processo que o drywall padrão . Folhas de drywall são medidas, marcadas, encaixadas e cortadas para caber na parede. O instalador então aparafusa ou prega através da face do drywall e nos pinos nus atrás. Uma vez que todas as folhas estão penduradas na estrutura, as juntas precisam de fita adesiva e os orifícios de fixação precisam de lama.

Mas, há um ponto importante a considerar ao colar esse drywall: Use fita de malha de fibra de vidro para as juntas sempre que possível. O uso de fita de papel fornece o material orgânico ao qual o molde pode se prender. No entanto, pode ser necessário para os cantos e juntas entre paredes e tetos. 

Onde usar esse drywall

Não é necessário cobrir o interior de uma casa inteira com esse drywall, mas há algumas áreas em que vale a pena considerar. Áreas que apresentam altos níveis de umidade ou umidade excessiva devido a eletrodomésticos, acessórios ou condições ambientais podem se beneficiar do drywall resistente ao mofo.

 

Você viu 5 materiais de construção, veja em seguida

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *