Publicidade

Como fazer uma horta em casa, entenda como começar

Como fazer uma horta em casa

Como fazer uma horta em casa. A princípio, depois que começou a pandemia muitos criaram sua horta em casa, e mesmo com o fim, poucos foi os que pararam e esse hobbie vem aumentando a cada dia!

Como fazer uma horta em casa

Publicidade

Dessa forma, que tal fazer horta e armazenar alimentos frescos? É uma atividade bastante simples e uma terapia real! Veja em seguida as dias para quem está iniciando e não sabe por onde começar:

Comece uma sua plantação caseira

Antes de conhecer nosso passo a passo, você precisa decidir se cultivar sua horta através de sementes ou comprar mudas prontas e só será transplantado para a área selecionada.

Se você escolher sementes (elas podem ser encontradas em supermercados ou em lojas que vendem produtos agrícolas). Definitivamente há sementes cultivadas, ou seja, elas não precisam ser transferidas para outras áreas (por exemplo, cenoura, salsa e abobrinha);

Publicidade

Outra dica importante é observar as instruções que aparecem no saco de sementes ou mesmo ao comprar “mudinha pronta”, se o vegetal selecionado puder ser cultivado o ano todo ou em um horário mais específico.

É que o sucesso da horta em casa está associado ao momento ideal para plantar, ou seja, é a escolha certa para o inverno, outono, verão e primavera.

Publicidade

Quer se trate de ervas, legumes, legumes, temperos, frutas ou plantas ornamentais, cada planta é diferente das outras plantas em relação ao tipo de solo e à temperatura necessária para o seu desenvolvimento.

Área de jardim e preparação do solo

Os canteiros podem ser preparados em vasos de jardim (indicados para apartamentos ou casas com pouco espaço e que podem decorar o ambiente). E dessa forma, para isso há também caixotes ou caixas de isopor, que você pode decorar como bem entender.

Na verdade, o local escolhido também é importante. Sempre que possível, encontre um lugar em sua casa ou apartamento onde a planta possa receber 5 ou 6 horas de luz solar por dia. Além também de proteção contra o vento.

Então, outro passo importante para o sucesso da sua horta é o preparo correto do solo. Isso deve acontecer tanto no jardim quanto em vasos ou outros objetos de sua escolha.

Deve ser abundante e “fofo” para que o consumo de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Em terras “duras”, as plantas raramente crescem intensamente ou dão bons frutos.

Dentro de um balde de plástico havia uma mistura de vegetais ou borra de café deixada com sujeira, folhas secas e serragem.

Em poucas semanas, seu composto estará pronto, o que será muito importante para solos ricos em nutrientes.

Se você não tem tempo para preparar esse substrato, basta procurar lojas especializadas e comprar fertilizantes prontos ou até mesmo terrenos que já estejam “preparados” para o plantio. Se gostou desse artigo, veja outros como esse imediatamente em nosso blog!

4.9/5 - (14 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *