É muito comum falar de frutas e alertar apenas as mais populares. Com cores que variam de tons de alaranjado a arroxeados, sua aparência é brilhante e sua polpa dá uma sensação agridoce e refrescante.
Walter Esfrain, um dos autores do livro AFE Planejamento e Operação de Pomares, ressalta que a pitanga é uma fruta que ainda é pouco cultivada, mas tem cultivo relativamente simples com potencial para crescer no mercado.
Além de sucos, sorvetes, doces e licores, a fruta pode ser consumida in natura, mostrando sua versatilidade. Ainda assim, é capaz de se adaptar a condições climáticas e solos muito diferentes, tornando o cultivo possível em todo o nosso país.
Você está animado? Não perca esta importante informação sobre o cultivo de Pitanga:
inicio
Como o cultivo é possível em muitos solos e climas, é fácil ver por que a escolha pelas variedades de pitanga é tão assertiva. No entanto, ao comprar mudas, certifique-se de que elas são saudáveis e vêm dos produtores de frutas certos.
Ambiente
Apesar de se adaptar a diferentes condições, esta fruta prefere lugares quentes e úmidos, que preferem passar muito tempo sob o sol forte e resistir a vários adversários, como geada e seca.
Planta
A cova deve ter 40x40x40 cm de tamanho, e a terra deve ser bem fertilizada com superfosfato, calcário e estrume, que podem ser baias ou aves. A irrigação deve ser feita de duas a três vezes por semana e, após 30 dias, nova adubação deve ser realizada.
Espaçamento
Cada pomar deve ser espaçado para otimizar seu uso. No entanto, recomenda-se espaçar a pitangueira a 4,5 m a 6 m entre as fileiras e de 3 m a 4 m entre as plantas da linha. Também é necessário observar a inclinação do solo, para garantir que as práticas culturais não sejam perigosas.
Tratos
À medida que a planta se desenvolve, o tratamento cultural deve ser realizado. Em um ano, a poda e a brotação do solo devem começar. A capina deve ser realizada além do monitoramento constante de pragas ou doenças, realizando controle químico e poda dos galhos afetados.
Produção
Dependendo da região em que a cultura é cultivada, a pitangueira começa a dar flores e frutos aproximadamente no segundo ano de vida, aumentando periodicamente até se estabilizar no sexto ano. Cerca de 50 dias após a floração, a pitanga deve ser coletada manualmente.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.