Publicidade

Como fazer adubo orgânico caseiro em poucos passos!

Como fazer adubo orgânico caseiro

Como fazer adubo orgânico caseiro. A princípio, fazer adubo orgânico caseiro é uma forma fácil e econômica de fertilizar seu jardim ou horta de maneira saudável e sustentável.

Como fazer adubo orgânico caseiro

Publicidade

Além disso, ao reaproveitar resíduos orgânicos que seriam descartados, você também ajuda a reduzir o impacto ambiental.

Escolha o recipiente para o adubo

Ainda assim, antes de começar a fazer o adubo orgânico, se tem importante escolher o recipiente adequado para a compostagem. Você pode optar por caixas de compostagem, tambores de plástico, cestos de arame ou até mesmo fazer sua própria composteira.

Materiais para o adubo orgânico caseiro

Existem muitos materiais que podem se ter utilizados para fazer adubo orgânico, como folhas secas, restos de comida, cascas de ovos, borra de café, serragem e palha. O importante é que sejam materiais orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas.

Publicidade

O processo de compostagem

O processo de compostagem é simples e consiste basicamente em misturar os materiais orgânicos escolhidos e deixá-los em um recipiente adequado por cerca de três meses, adicionando água regularmente e mexendo a composteira a cada duas semanas para ajudar na decomposição. É importante manter a umidade adequada e evitar a adição de materiais não orgânicos ou contaminados.

Utilização do adubo orgânico caseiro

Logo após o processo de compostagem estar completo, o adubo orgânico pode ter-se utilizado para fertilizar plantas, hortas e jardins. Além disso, de ser rico em nutrientes, ele ajuda a manter a saúde do solo e reduzir a necessidade de adubos químicos.

Conclusão
Publicidade

Por fim, fazer adubo orgânico é uma forma sustentável e econômica de fertilizar seu jardim ou horta. Dessa forma, com um pouco de planejamento e dedicação, é possível reaproveitar materiais orgânicos e reduzir o impacto ambiental, além de obter um adubo rico em nutrientes para suas plantas. Se gostou do artigo, veja mais como esse em nosso blog!

5/5 - (2 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *