Publicidade

Mercado de banana no Brasil e as cooperativas

Mercado de banana no Brasil

Mercado de banana no Brasil. A princípio, de acordo com o Sebrae, o mercado de banana no Brasil é uma das opções de produção e comercialização mais rápidas orientadas para o investimento.

Mercado de banana no Brasil

Publicidade

As bananas são as frutas mais produzidas e consumidas no mundo. Dessa forma, o Brasil é um dos cinco maiores produtores do mundo. Aqui, as bananas são a segunda fruta mais importante em termos de área e rendimento.

Atualmente, as principais variedades cultivadas no Brasil são prata (70%), nanica (20%) e maçã (4%), o que fortalece muito a produção e a comercialização. Nesse sentido, existem também facilidades que promovem o mercado, tais como:

  • Possibilidade de produção no ano inteiro;
  • Comercialização para diversas finalidades;
  • Alta aceitação pelo consumidor.

Em primeiro lugar, a questão de saber se as bananas podem ser produzidas durante todo o ano é muito diferente. Naturalmente, certas condições de plantio são necessárias, por exemplo, bom aquecimento e irrigação, permitindo que os frutos sejam realizados em qualquer estação.

Publicidade

Aliás, esta é uma das principais características que faz com que este mercado valha a pena e seja de grande importância para a economia nacional.

Além disso, as bananas podem ser comercializadas in natura ou indústria, por exemplo, na forma de doces, geléias, frutas secas e até mesmo no segmento de bebidas, criando diferentes fontes de renda para os fabricantes.

Publicidade

Dessor esse motivo, o consumo de frutas é muito alto no país, dessa forma permitindo que o mercado de banana cresça a cada ano. Segundo a Embrapa, 6,9 milhões de toneladas de bananas são produzidas anualmente no Brasil.

Conclusão

Nesse sentido, esses dados dão um vislumbre da importância da fruta e da grandeza do mercado interno de banana, sendo o Nordeste a maior região produtora, com quase 2,5 milhões de toneladas por ano, principalmente nos estados da Bahia e Pernambuco. Só São Paulo lidera o ranking nacional por estado, com mais de uma tonelada de bananas produzidas por ano.

Isso sugere que o mercado da banana também ajuda diretamente nas economias de muitas regiões. O que é uma importante fonte de renda na agricultura familiar.

Mercado da banana e cooperativas

O setor da banana se tem apoiado por cooperativas que contribuem para a qualidade dos produtos, a diversidade e a organização estão sempre no centro das atenções. Essas questões são críticas para o crescimento do mercado e a consistência na capacidade.

A produção de bananas, apesar de ser um mercado vantajoso, enfrenta alguns problemas. Tanto em termos de produção, transporte e vendas, especialmente quando falamos de exportações. É por isso que a participação das cooperativas é importante.

Esses intermediários muitas vezes ocorrem para controlar a taxa de câmbio das exportações, para resolver problemas como negociações com redes de varejo e o problema de pragas agressivas ao cultivo.

Assim, os produtores de banana, que estão inseridos nesse grande mercado, são mais solidários e ajudam a aumentar o rendimento e a qualidade dos alimentos oferecidos aos consumidores.

4.9/5 - (15 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *