Publicidade

Semeadura direta da cebola, aprenda a fazer!

Semeadura direta da cebola

Semeadura direta da cebola. A princípio, no Brasil, a cebola é um dos melhores vegetais em valor econômico.

Semeadura direta da cebola

Publicidade

Por esse motivo, muitos fabricantes apostam nessa cultura para obter resultados cada vez melhores.

O que é a semeadura direta?

Disseminado em muitas regiões, o método de semeadura direta pode ser resumido como uma técnica de depositar sementes no solo sem a mobilização radical tradicional do solo. Dessa forma, nesse cultivo de cebola é uma excelente opção e tem uma série de vantagens.

Amplamente utilizado por médios e grandes produtores, o cultivo desta forma apresenta resultados muito positivos, especialmente no que diz respeito aos produtos vegetais e desempenho das plantas.

Publicidade

Nesse sentido, a natureza desse sistema também beneficia os produtores familiares, que relatam uma diminuição significativa no trabalho e um aumento na eficiência dos lucros em suas propriedades.

Como se realiza a semeadura direta de cebolas?

O primeiro passo, e um dos mais importantes para o sucesso da técnica de semeadura direta, é o cultivo do milheto, também conhecido como palhada.

Publicidade

Logo depois que o milheto se tem desenvolvido, ele deve ser reduzido para poder plantar cebolas naquele local. Nesta fase, um dos principais fatores é a escolha ideal de sementes. Eles devem ser de boa qualidade e alta eficiência.

O processo de semeadura em si se tem realizado automaticamente por semeadura direta, semeadura convencional ou a vácuo.

Para as sementes de cebola, se tem utilizados entre 3 e 5 kg por hectare. Esta quantidade pode variar dependendo do material escolhido por cada fabricante.

Se não houver semeadura em áreas de curto prazo, equipamentos rurais mais acessíveis, como cilindros ou latas perfuradas, estarão disponíveis. Estes podem ser desenvolvidos e adaptados pelos próprios agricultores.

A maioria dos produtores de cebola escolhe março ou abril para plantar sementes. A semeadura ocorre em leitos de 1,3 a 2,0 m de largura no topo e de 15 a 20 cm de altura.

Há casos em que os agricultores optam por semear cebolas diretamente na superfície do solo. Portanto, o número de plantas por área aumenta, mas é necessário evitar períodos ou locais de inundação.

O processo de semeadura pode ocorrer em uma linha dupla ou uma única linha, dependendo da decisão do fabricante ou da máquina que ele usa para o cultivo. Dessa forma, o número de linhas depende da produção e da finalidade do agricultor.

Por fim, em geral, os fios duplos trabalham com 20 sementes por metro, e os fios simples podem conter até 45 sementes por metro.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *