Já pensou em ter um cajueiro no seu quintal? Esta árvore, originária do nordeste do Brasil, atinge uma altura de 5 a 12 metros.
As castanhas de caju são um ingrediente versátil usado para preparar sucos, sorvetes, doces e salgados. As frutas são ricas em vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade e são boas para a saúde do coração.
Outro fator que faz da castanha de caju uma fruta amada é o valor calórico. – Existem apenas 43 calorias em 100 gramas.
Cajueiro e suas características
O cajueiro, cujo nome científico Anacardium occidentale L. destaca-se como uma das principais árvores frutíferas disponíveis no quintal. O porto também é compatível com outras áreas menores, como locais e fazendas.
O desenvolvimento do caju é considerado promissor quando cresce em áreas com clima quente e seco. A árvore não requer muito cuidado e pode tranquilamente ser a protagonista dos pomares domésticos.
Tudo usa frutas de caju, enquanto a polpa serve para preparar sucos, e o sorvete de castanha contribui para o preparo de vários pratos. Após o brinde
Isso significa que a fruta, em si, é castanha, enquanto outras partes recebem o nome oficial do pedúnculo das flores, confundido com o fruto.
No Brasil, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) criou o caju-anão (BRS 226), uma variedade que produz mais frutos do que os cajueiros tradicionais. Outra vantagem é o seu tamanho compacto, que não ultrapassa os seis metros e facilita o processo de colheita dos frutos.
Cuidados com o cultivo
solo
Os cajueiros são conhecidos por não serem muito exigentes com o solo, ou seja, toleram todos os tipos de coisas. As plantas podem se desenvolver em solos mais argilosos. Mas esta não é uma condição ideal para a sobrevivência. O excesso de umidade aumenta a probabilidade de pragas, como ervas daninhas.
Para garantir o crescimento saudável das árvores frutíferas, prepare o solo com boa drenagem. 50% de vermiculita e 50% de terra foram comprados em lojas de jardinagem.
Clima / Temperatura
Cajueiros têm um clima tropical com uma temperatura média de 27 graus Celsius e sol. Ele não pode tolerar um tempo muito frio.
Regas
A planta precisa de rega constante, ou seja, o solo deve estar sempre umedecido.
Colheita
Um cajueiro típico leva em média 8 anos para dar seu primeiro fruto. Por outro lado, as árvores que produzem castanha de caju precisam de apenas três anos para dar frutos.
E se o seu objetivo é usar castanhas, espere a fruta cair no chão para a colheita. Lembre-se de que as castanhas de caju não amadurecem se deixarem a planta.
Poda
Para produzir mais frutos, os cajueiros precisam ser podados com regularidade. A partir do segundo ano de vida, recomenda-se a realização de treinamento de poda, responsável por facilitar a entrada do sol e, consequentemente, aumentar a produtividade.
A limpeza, poda também é importante e precisa ser realizada todos os anos. Realiza a remoção de galhos secos ou é afetado por pragas.
Coroamento
Quando os cajueiros são plantados diretamente no solo, ele não gosta de compartilhar água e nutrientes com os arbustos. Por esta razão, após plantar a árvore, cope-a ao redor da planta.
Pragas e doenças
Quando manchas escuras e irregulares aparecem nas novas folhas do cajueiro, é um sinal de antracnose. Esse problema é combatido com poda de limpeza e controle químico com a assessoria de agrônomos.
Outra situação comum é o mofo preto, que se manifesta por manchas redondas e amarelas em folhas velhas. Neste caso, vale a pena procurar um agrônomo para usar a quantidade certa de produtos químicos.
Aprenda a cultivar castanha de caju em casa.
A Embrapa oferece mudas de caju para pequenos cercadores a preços acessíveis. Mas é necessário encomendar em caso de grandes volumes. Há também a possibilidade de cultivo de cajueiros a partir de castanheiros.
Veja como as castanhas de caju são transformadas:
- Primeiro passo, vá ao mercado e compre castanhas de caju frescas.
- Em segundo lugar, retire as castanhas de cada caju.
- Terceira etapa Prepare um substrato de alta qualidade com 50% de vermículo e 50% de área de cultivo vegetal.
- Em quarto lugar, coloque as castanhas de caju em buracos no substrato. O túmulo deve ter pelo menos uma polegada de comprimento.
- É completamente regado e aguarde 15 dias para determinar o primeiro efeito de germinação. Todo o processo ocorre em 30 dias.
- Quando a muda se desenvolve, ela libera a casca contida nas castanhas.
- Transfira as mudas para um vaso grande ou direto para o solo. Neste transplante, é importante que a terra seja umedecida para que as mudas possam se aclimatar.
- Assim que o cajueiro crescer um pouco, é muito importante fazer tutoria, pois é possível controlar seu crescimento. Amarre a haste em um pilar de um metro de altura.
Para acelerar o cultivo de castanhas de caju em casa, recomenda-se ter mudas enxertadas. No caso das variedades de caju – desmatamento, dentro de um ano, a árvore dá seu primeiro fruto, apesar de seu tamanho de 1,5 m de altura.
Tem como plantar caju em vaso?
Inicialmente, você pode cultivar castanhas de caju em pacotes de frascos de animais de estimação, quando as mudas atingem 50 cm, transferi-las para o chão. Contanto que a planta escolhida seja caju-anão.
Aqueles que cultivam árvores frutíferas em vasos têm que se preocupar em criar uma camada de drenagem. Para fazer isso, escolha um recipiente com furos no fundo, e monte a camada com argila expandida e uma manta bidim.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.
Meu cajueiro tem 5anos,ele cresce a castanha mas a polpa não cresce e qdo cresce racha,o q pode ser?