Publicidade

Como plantar caju no quintal passo a passo

Já pensou em ter um cajueiro no seu quintal? Esta árvore, originária do nordeste do Brasil, atinge uma altura de 5 a 12 metros.

Publicidade

As castanhas de caju são um ingrediente versátil usado para preparar sucos, sorvetes, doces e salgados. As frutas são ricas em vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade e são boas para a saúde do coração. 

Outro fator que faz da castanha de caju uma fruta amada é o valor calórico. – Existem apenas 43 calorias em 100 gramas.

Cajueiro e suas características

O cajueiro, cujo nome científico Anacardium occidentale L. destaca-se como uma das principais árvores frutíferas disponíveis no quintal. O porto também é compatível com outras áreas menores, como locais e fazendas. 

Publicidade

O desenvolvimento do caju é considerado promissor quando cresce em áreas com clima quente e seco. A árvore não requer muito cuidado e pode tranquilamente ser a protagonista dos pomares domésticos. 

Tudo usa frutas de caju, enquanto a polpa serve para preparar sucos, e o sorvete de castanha contribui para o preparo de vários pratos. Após o brinde 

Publicidade

Isso significa que a fruta, em si, é castanha, enquanto outras partes recebem o nome oficial do pedúnculo das flores, confundido com o fruto.

No Brasil, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) criou o caju-anão  (BRS 226), uma variedade que produz mais frutos do que os cajueiros tradicionais. Outra vantagem é o seu tamanho compacto, que não ultrapassa os seis metros e facilita o processo de colheita dos frutos. 

Cuidados com o cultivo

solo

Os cajueiros são conhecidos por não serem muito exigentes com o solo, ou seja, toleram todos os tipos de coisas. As plantas podem se desenvolver em solos mais argilosos. Mas esta não é uma condição ideal para a sobrevivência. O excesso de umidade aumenta a probabilidade de pragas, como ervas daninhas.

Para garantir o crescimento saudável das árvores frutíferas, prepare o solo com boa drenagem. 50% de vermiculita e 50% de terra foram comprados em lojas de jardinagem.

Clima / Temperatura

Cajueiros têm um clima tropical com uma temperatura média de 27 graus Celsius e sol. Ele não pode tolerar um tempo muito frio. 

Regas

A planta precisa de rega constante, ou seja, o solo deve estar sempre umedecido. 

Colheita

Um cajueiro típico leva em média 8 anos para dar seu primeiro fruto. Por outro lado, as árvores que produzem castanha de caju precisam de apenas três anos para dar frutos. 

E se o seu objetivo é usar castanhas, espere a fruta cair no chão para a colheita. Lembre-se de que as castanhas de caju não amadurecem se deixarem a planta.

Poda

Para produzir mais frutos, os cajueiros precisam ser podados com regularidade. A partir do segundo ano de vida, recomenda-se a realização de treinamento de poda, responsável por facilitar a entrada do sol e, consequentemente, aumentar a produtividade. 

A limpeza, poda também é importante e precisa ser realizada todos os anos. Realiza a remoção de galhos secos ou é afetado por pragas. 

Coroamento

Quando os cajueiros são plantados diretamente no solo, ele não gosta de compartilhar água e nutrientes com os arbustos. Por esta razão, após plantar a árvore, cope-a ao redor da planta.

Pragas e doenças

Quando manchas escuras e irregulares aparecem nas novas folhas do cajueiro, é um sinal de antracnose. Esse problema é combatido com poda de limpeza e controle químico com a assessoria de agrônomos.

Outra situação comum é o mofo preto, que se manifesta por manchas redondas e amarelas em folhas velhas. Neste caso, vale a pena procurar um agrônomo para usar a quantidade certa de produtos químicos.

Aprenda a cultivar castanha de caju em casa.

A Embrapa oferece mudas de caju para pequenos cercadores a preços acessíveis. Mas é necessário encomendar em caso de grandes volumes. Há também a possibilidade de cultivo de cajueiros a partir de castanheiros. 

Veja como as castanhas de caju são transformadas:

  • Primeiro passo, vá ao mercado e compre castanhas de caju frescas. 
  • Em segundo lugar, retire as castanhas de cada caju.
  • Terceira etapa Prepare um substrato de alta qualidade com 50% de vermículo e 50% de área de cultivo vegetal. 
  • Em quarto lugar, coloque as castanhas de caju em buracos no substrato. O túmulo deve ter pelo menos uma polegada de comprimento.
  • É completamente regado e aguarde 15 dias para determinar o primeiro efeito de germinação. Todo o processo ocorre em 30 dias.
  • Quando a muda se desenvolve, ela libera a casca contida nas castanhas. 
  • Transfira as mudas para um vaso grande ou direto para o solo. Neste transplante, é importante que a terra seja umedecida para que as mudas possam se aclimatar.
  • Assim que o cajueiro crescer um pouco, é muito importante fazer tutoria, pois é possível controlar seu crescimento. Amarre a haste em um pilar de um metro de altura.

Para acelerar o cultivo de castanhas de caju em casa, recomenda-se ter mudas enxertadas. No caso das variedades de caju – desmatamento, dentro de um ano, a árvore dá seu primeiro fruto, apesar de seu tamanho de 1,5 m de altura. 

Tem como plantar caju em vaso?

Inicialmente, você pode cultivar castanhas de caju em pacotes de frascos de animais de estimação, quando as mudas atingem 50 cm, transferi-las para o chão. Contanto que a planta escolhida seja caju-anão. 

Aqueles que cultivam árvores frutíferas em vasos têm que se preocupar em criar uma camada de drenagem. Para fazer isso, escolha um recipiente com furos no fundo, e monte a camada com argila expandida e uma manta bidim.

4.9/5 - (27 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *