Impactos socioeconômicos da agricultura de subsistência

Continua após a publicidade..

Impactos socioeconômicos da agricultura. A princípio, amplamente no país, a agricultura de subsistência é importante tanto do ponto de vista econômico quanto sociocultural e ambiental. Veja em seguida:

impactos socioeconômicos da agricultura

Dessa forma, ainda é muito cedo para dizer que a agricultura de subsistência está ameaçada de extinção no Brasil. Isso porque, apesar dos avanços tecnológicos, facilidades de crédito e outros incentivos, esses agricultores que vivem em pequenas comunidades rurais ainda querem produzir alimentos apenas para manter o sustento familiar.

Continua após a publicidade..

Não é por isso que esses agricultores não são mais importantes para o Brasil. Muito pelo contrário! Além disso, a fim de garantir a segurança alimentar de suas próprias famílias, essas qualidades também são responsáveis pelo abastecimento alimentar de outras pessoas. Muitas outras, até grandes cidades, como o chamado “cinturão verde” de São Paulo.

Além disso, os alimentos geralmente vêm da agricultura orgânica ou há pouco uso de pesticidas agrícolas.

Continua após a publicidade..

Nesse sentido, eles produzem alimentos que geralmente não são encontrados tão facilmente devido à preferência dos grandes produtores por commodities para exportação.

Sem falar em ajudar a deter a migração rural que traz muitas pessoas do campo para as cidades, e também garantir que o conhecimento tradicional sobre agricultura seja transmitido às gerações futuras.

Impacto ambiental

A agricultura de subsistência também pode adotar uma gestão agrícola biologicamente intensiva que visa produzir mais em menos espaço.

O cultivo de uma variedade de leguminosas, verduras, cereais e árvores frutíferas traz uma série de benefícios para o solo, proporcionando a manutenção necessária dos microrganismos, além de influenciar na melhoria das condições químicas e físicas.

De fato, neste sistema de cultivo, a condição física do solo também é mais facilmente preservada, uma vez que não há uso de máquinas pesadas, o que promove a compactação.

A ausência de máquinas também o torna uma atividade mais limpa devido às não emissões causadas pela queima de combustível.

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *