Publicidade

O que é a classificação de grãos e por que é tão importante?

O que é a classificação de grãos e por que é tão importante?

O que é a classificação de grãos. A princípio, a classificação dos grãos se tem como um processo importante que visa garantir a qualidade dos alimentos produzidos pelo Brasil. Afinal, somos o 4º maior produtor de grãos no mundo todo.

O que é a classificação de grãos?

Publicidade

À primeira vista, como mencionamos no início do artigo, a classificação de sementes é um processo que determina a qualidade do produto. Afinal, ele leva em conta os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Portanto, pretende-se analisar as características dos grãos, a fim de determinar se eles se encaixam nos padrões que os consumidores desejam. A classificação é tão importante que afeta o valor pago pelo produto.

Dessa forma, para evitar diferenças, existe uma lei sobre isso, a saber, a Lei 9.972/2000, no entanto, alguns compradores estabelecem critérios próprios, que nem sempre seguem as recomendações do mapa.

Publicidade

Nesse sentido, muitos agricultores discordam destes parâmetros e, como resultado, há um impasse nas negociações.

Por que a classificação é importante?

Enquanto o produtor venderá seus produtos para cooperativas, empresas de grãos, comércio ou indústria, o transporte de mercadorias deve atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.

Publicidade

Isso garante que o produto seja de boa qualidade e pague um preço justo. No entanto, se a carga não atender aos parâmetros, o desconto é aplicado ao lote de grãos.

Para garantir que o lote atenda aos requisitos tanto do mapa quanto das empresas que utilizam outros critérios, muitos fabricantes fazem pré-classificações na própria fazenda.

Assim, eles terão um conhecimento básico da natureza da produção a ser entregue e fornecerão argumentos sólidos que darão mais poder comercial no momento da venda.

Se curtiu esse artigo e aprendeu com ele, comente logo abaixo sua opinião sobre e se divirta com os outros iguais que temos em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *