Publicidade

O que é celulose, história, significado e seu uso!

O que é celulose

O que é celulose. A princípio, a celulose não é a única matéria-prima utilizada na produção de papel. Dessa forma, ela está presente em muitos aspectos da nossa vida diária, incluindo a alimentação.

O que é celulose?

Publicidade

Em primeiro lugar, podemos determinar que a celulose é um carboidrato formado por monômeros de glicose. É um dos principais componentes da planta, composto por até 50% de madeira e cerca de 90% de algodão. Esta molécula é mais forte contra as paredes celulares das plantas.

É a partir da celulose que produzimos diferentes tipos de papel e muitos outros produtos. Pode ser obtido de praticamente qualquer planta, mas no Brasil hoje é extraído principalmente de madeira de eucalipto.

Nos anos 3000 aC, os egípcios criaram o junco, um “papel” tradicional feito a partir das fibras (celulose) de uma planta chamada junco cyperus.

Publicidade

Depois, houve notícias do uso de celulose na China em 105 dC com a invenção do papel por T’sai Lun, um oficial imperial chinês, por apenas 20 anos.

Ele usou casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas e outros produtos com uma fonte de fibra vegetal e fez uma pasta de mistura até obter uma camada fina. Depois de secar ao sol, ele se transforma em um pedaço de papel. Esta é considerada uma das quatro grandes invenções da China.

Publicidade

Mas não foi até 1838 que a polpa foi oficialmente descoberta pelo químico francês Anselme Payen. De fato, foi ele quem formulou sua fórmula química (C6H10O5), e com isso foi possível melhorar seu uso com novas tecnologias.

Significado e uso

O Brasil tem-se como o segundo maior produtor mundial de celulose, com 18,8 milhões de toneladas (o primeiro é os Estados Unidos, com 48,5 milhões de toneladas).

Dessa forma, de acordo com a Associação da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), a maior parte dos 9 milhões de hectares de árvores cultivadas com eucalipto, coníferas e outras espécies (acácia, araucária, paricá e teca) são destinadas à produção de celulose e papel.

As fibras de celulose extraídas das árvores também são usadas na indústria têxtil, juntamente com algodão, linho e outras fibras naturais, para produzir tecidos que serão usados em várias roupas.

A celulose microcristalina e o pó são usados como medicamentos e espessantes, emulsificantes e estabilizadores de alimentos, conforme discutido no início do artigo. Na construção civil, é utilizado em argamassa e isolamento elétrico.

Quer mais? É usado em materiais domésticos, como filtros de café, esponjas, cola, colírios, laxantes e filmes. Também pode ser usado como biomassa na produção de biocombustíveis.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

  1. “Olá boa noite” já tenho um amplo prazer fazer parte desse confortável grupo que tem uma característica muito satisfatória que é uma responsabilidade social só me resta é agradecer pela a gentileza de nós informar parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *