Publicidade

Para que serve uma estufa para plantas e tipos de estufa!

Para que serve uma estufa para plantas

A princípio, você sabe para que serve uma estufa para plantas?

Para que serve uma estufa para plantas

Publicidade

No início, as estufas eram chamadas de estruturas construídas para absorver e manter o calor do sol por mais tempo, para que as plantas tropicais pudessem ser plantadas em locais frescos ou fora de temporada.

Tipos de estufas

Existem vários tipos de estufas, que diferem em tamanho, forma, material, nível de tecnologia: cada estufa tem um propósito.

Eles podem vir de estruturas simples feitas de arcos e plásticos que são cultivados diretamente no solo, podem ser materiais mais resistentes feitos por mais de uma década, ou estruturas tecnológicas avançadas com controle de temperatura, iluminação e irrigação automática.

Publicidade

A estufa também possui diversas formas, com túneis (baixo, médio e alto). E os tipos de capela mais utilizados, também variando na geometria do telhado e com ou sem aberturas.

Em termos de automação, talvez nenhuma das quais seja mais comum em plantas domésticas de pequeno e médio porte ou comerciais possa ser semiautomática, famosa por sua luminosidade e sistema de exaustão, e possa ser altamente tecnológica, contando o controle climático, recipientes especializados para cultivo, entre outras ferramentas.

Quais são os principais usos das estufas agrícolas?

Publicidade

Assim como existem vários tipos de estufas, não é diferente das funções que desempenham.

Talvez um dos usos mais difundidos das estufas seja a produção de mudas, uma vez que há um clima melhor para o desenvolvimento inicial das plantas. Além de protegê-las de ataques de pragas e patogênese, uma vez que a consciência das mudas é um fator extremamente importante para sua comercialização.

As estufas também são amplamente utilizadas no cultivo de vegetais, flores, orquídeas e até mesmo algumas frutas, como morangos. Dessa forma, para proteger as plantas da incidência direta da luz solar. Em algumas regiões do Brasil, o maior benefício das estufas é a função de proteger o cultivo do excesso de chuvas.

As estufas automáticas são frequentemente usadas em universidades e institutos de pesquisa. Pois permitem o nível de controle ambiental necessário para o estudo da fisiologia vegetal.

Não podemos esquecer as plantas hidropônicas que ocorrem em estufas, bem como a produção de cogumelos. O setor florestal também faz muito uso dessas estruturas.

5/5 - (62 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *