Publicidade

Produção de batata no Brasil e principais estados produtores

Produção de batata no Brasil

Produção de batata no Brasil. A princípio, a produção de batata no Brasil tem estado em condições difíceis nos últimos anos, mas o setor foi afetado pela pandemia?

Produção de batata no Brasil

Publicidade

De acordo com uma pesquisa recente do Centro Internacional da Batata (CIP), a produção anual de batata do mundo é estimada em 300 milhões de toneladas, atrás do arroz, trigo e milho.

No Brasil, a batata é considerada o vegetal mais importante. Dessa forma, produzindo cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano e cultivando cerca de 130 mil hectares.

No entanto, este país não é um dos principais produtores do mundo. De fato, como as necessidades do país tem-se excelentes, o Brasil se tem como um dos maiores importadores dessa hortaliça.

Publicidade

Principais estados produtores

No território do país, as regiões Sul e Sudeste detêm cerca de 98% da área total de cultivo de batata no Brasil.

Segundo levantamento realizado pelo IBGE (julho/2020). Apenas o estado de Minas Gerais é responsável por 34,9% da produção de batata no Brasil, com 1.194,3 mil toneladas, assumindo a primeira posição no ranking nacional.

Publicidade

Em segundo lugar, o estado do Paraná produziu pouco mais de 760.000 toneladas (22,2%).

O estado de São Paulo é responsável por 17,9% (613,1 mil toneladas) da produção nacional. Ocupa a terceira posição entre os estados onde as batatas tem-se mais cultivadas.

Produção de batata em 2019

A produção de batata no Brasil passou por momentos difíceis nos últimos anos. No entanto, em 2019, houve um aumento de 0,5% no setor em relação a 2018.

Por outro lado, conforme estabelecido no anuário 2019|2020 da Hortifruti Brasil, o plantio de batata de mesa diminuiu 4%, o que resultou em cotações superiores aos custos ano a ano.

Embora o balanço de 2019 seja positivo para o mercado de produção de batata, não se espera que o investimento aumente, pois a maioria dos ganhos obtidos se terá usada para pagar a dívida do ano anterior.

5/5 - (50 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *