Publicidade

Qual a importância dos biodefensivos e o que são!

Qual a importância dos biodefensivos e o que são!

Qual a importância dos biodefensivos. A princípio, os defensivos biológicos ou biodefensivos também são conhecidos como produtos utilizados no campo, com o objetivo de reduzir o uso de pesticidas químicos no combate a pragas e doenças que atacam as plantas. A intenção por trás desse uso é simples: proteger as culturas sem prejudicar o meio ambiente.

O que é biodefensivo?

Publicidade

As substâncias biológicas pertencem ao grupo de bioinsumos e assim se tem classificadas. Dessa forma, os bioinsumos , definidos pelo Projeto Nacional de Bioinsumos (PNB) como produtos, processos ou tecnologias de origem animal, vegetal ou microbiana utilizados para produzir, armazenar e beneficiar produtos agrícolas. Dessa forma, dentro desta classificação estão produtos como:

  • Inoculantes;
  • Biofertilizantes;
  • Bioestimulantes;
  • Bioherbicidas;
  • Defensivos biológicos.

Biodefensivos ou pesticidas biológicos são estratégias de controle biológico contra pragas ou doenças que podem atacar plantas e causar danos. Esta função é realizada a partir do uso de ativos biológicos obtidos de organismos vivos.

Portanto, em vez de usar produtos químicos, os agricultores têm mais opções para lidar com problemas naturais. Isto é especialmente importante do ponto de vista ambiental e da conservação da biodiversidade do solo.

Publicidade

Qual a importância dos biodefensivos?

O setor agrícola está cada vez mais comprometido com o uso de produtos naturais no manejo das culturas para reduzir o impacto ambiental, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, tornando o mercado mais competitivo.

Nesse sentido, o controle de pragas com predadores próprios ou com produtos biológicos é considerado muito promissor. Além de não deixar resíduos vegetais e aumentar a segurança alimentar, esse trabalho continua a tornar as plantas mais protegidas sem arriscar o solo ou as águas subterrâneas, por exemplo.

Publicidade

A longo prazo, os fabricantes se beneficiam muito dessas técnicas, pois ainda são mais competitivos no mercado com produtos de maior qualidade e garantem um solo mais produtivo.

4.9/5 - (54 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *