Publicidade

6 tipos comuns de drywall mais usados em construções!

6 tipos comuns de drywall

6 tipos comuns de drywall. Drywall é um material de construção versátil usado para criar ou cobrir paredes e tetos. Está disponível em uma ampla variedade de construções e tipos, incluindo resistente a mofo, gesso cartonado e absorvente de VOC. 

Publicidade

Antes da Primeira Guerra Mundial, a maioria das casas tinha ripas e gesso como material de parede. Após a guerra, o boom imobiliário criou um mercado para uma maneira mais rápida de terminar as paredes, e o drywall foi inventado. Hoje é o principal material de acabamento para paredes internas.

O que é drywall?

Drywall é um material de construção usado para cobrir molduras em paredes e tetos. É feito de gesso, que é um mineral natural em abundância (tornando-o uma escolha ecológica). O gesso é misturado com materiais adicionados para criar uma pasta, que é ensanduichada entre duas camadas de papel e seca. O tipo e a espessura do papel, juntamente com os produtos químicos na pasta, determinam o tipo de drywall.

6 tipos comuns de drywall

Existem vários tipos de drywall, geralmente diferenciados pela cor do papel que envolve o drywall. As variações são criadas por diferentes tipos de papel e pela adição de produtos químicos à pasta.

Publicidade

1. Drywall comum

O drywall comum, muitas vezes chamado de quadro branco, é o tipo mais comum usado em tetos e paredes em residências e projetos comerciais. A espessura mais comum para uso residencial é de ½ polegada. 

2. Drywall resistente a mofo

O drywall resistente a mofo, muitas vezes chamado de placa verde, é feito com um suporte de papel mais espesso do que o drywall comum e revestido com cera para resistência extra à umidade. Ele também vem com uma malha de fibra de vidro que não é orgânica, removendo os alimentos necessários para o crescimento do mofo (chamado drywall sem papel). O drywall resistente a mofo é mais usado em banheiros, cozinhas, lavanderias e como suporte de azulejos. Observe que drywall resistente à umidade não é o mesmo que resistente a mofo.

3. Placa de gesso

Publicidade

O gesso cartonado, ou placa azul, é usado como base para aplicações de gesso, assim como o ripado em ripas e paredes de gesso. O gesso cartonado requer uma fina camada ou camadas de gesso a serem instaladas em toda a superfície. É usado em casas mais antigas para dar a aparência de ripas e gesso.

4. Drywall à prova de som

Embora todo drywall tenha algumas qualidades de isolamento acústico, o drywall à prova de som adiciona fibra de madeira, gesso e polímeros para aumentar a classe de transmissão de som (STC) acima do drywall comum. STC é uma classificação semelhante à escala Richter que mede a quantidade de ruído que um material pode parar. O drywall à prova de som é usado quando é necessário isolamento acústico adicional, como entre espaços de convivência e paredes compartilhadas. É mais denso que o drywall comum e pode ser mais difícil de trabalhar.

5. Drywall resistente ao fogo

O drywall especializado resistente ao fogo é usado em garagens e porões, em torno de equipamentos que podem causar incêndio. Ele contém fibra de vidro, que retarda o progresso do fogo e não queima tão rápido quanto o gesso comum. Existem dois tipos de drywall resistente ao fogo: Tipo X e Tipo C. O Tipo X oferece até uma hora de proteção contra fogo e tem 5/8” de espessura. Ele pode ser usado em várias camadas para fornecer maior proteção, se necessário. O Tipo C é o mesmo que o Tipo X, mas não encolhe ao queimar. É usado principalmente em tetos para evitar que desmoronem durante um incêndio.

6. Drywall absorvente de VOC

Um produto relativamente novo, o drywall que absorve VOC captura produtos químicos e outros compostos orgânicos voláteis e os prende dentro do drywall, tornando-os inertes. Esses produtos químicos vêm de outros materiais de construção, bem como de produtos de limpeza que usamos todos os dias. O drywall funciona mesmo depois de pintado ou coberto com um revestimento de parede leve por até 75 anos.

Você viu 6 tipos comuns de drywall, veja em seguida

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *