Publicidade

5 materiais de construção mais usados em obras!

5 materiais de construção mais usados em obras

5 materiais de construção mais usados em obras

5 materiais de construção. Os materiais de construção são geralmente categorizados em duas fontes: naturais e artificiais. Materiais como pedra e madeira são naturais, e concreto, alvenaria e aço são feitos pelo homem. Mas ambos devem ser preparados ou tratados antes de serem usados ​​na construção. Aqui está uma lista de materiais de construção que são comumente usados ​​na construção. 

1. Aço

Publicidade

O aço é uma liga metálica de ferro e carbono e muitas vezes outro material de liga em sua composição para torná-lo mais forte e mais resistente a fraturas do que o ferro. Os aços inoxidáveis ​​resistem à corrosão e oxidação devido ao cromo adicional em sua composição. Por ser tão forte em comparação com seu peso e tamanho, os engenheiros estruturais o usam para a estrutura estrutural de edifícios altos e modernos e grandes instalações industriais. Algumas de suas qualidades incluem:

  • O aço tem altas relações resistência-peso e resistência-tamanho.
  • É de alto custo em relação a outros metais. Os engenheiros estruturais podem consultar sobre a escolha dos tamanhos mais econômicos para usar em uma casa para suportar a carga real no edifício.
  • O aço é menos demorado para instalar do que o concreto.
  • Pode ser instalado em qualquer ambiente.
  • O aço pode ser suscetível à corrosão se instalado ou mantido incorretamente
  • Cromo, ouro e prata são geralmente usados ​​para acabamentos ou decoração porque não possuem a resistência à tração do aço.

2. Concreto

O concreto é um material compósito feito de agregados finos e grossos (pense em cascalho, pedra britada, concreto reciclado e agregados geossintéticos) unidos por um aglutinante líquido, como cimento, que endurece ou cura com o tempo. O cimento é o tipo mais comum de uso, e é um pó fino, produzido pelo aquecimento de calcário e materiais argilosos em um forno e adição de gesso. Assim, o concreto de cimento consiste no agregado mineral, ligado com cimento e água. Após a mistura, o cimento endurece ou cura no material semelhante a pedra que consideramos concreto.

Atributos concretos:

Publicidade
  • A força varia dependendo da mistura. Os fornecedores da indústria de concreto geralmente fornecem os materiais usados ​​para o concreto e testam a mistura de concreto quanto à sua resistência.
  • O concreto pode ser derramado em uma forma para assumir praticamente qualquer forma e endurecer em um material semelhante à pedra.
  • Demora pelo menos sete dias para curar, então engenheiros e arquitetos devem levar em consideração esse tempo de endurecimento quando elaboram cronogramas de construção para construção de concreto.
  • Sua versatilidade, custo e resistência o tornam o material ideal para a fundação de uma casa. Uma vez que pode suportar uma carga pesada e suportar as forças do ambiente circundante, uma fundação de concreto para casa é comum.
  • Para aumentar a resistência à tração do concreto, os engenheiros geralmente planejam que ele seja reforçado com hastes ou barras de aço (vergalhões).

3. Madeira

Entre os materiais de construção mais antigos, ou talvez os mais antigos, a madeira é usada há milhares de anos e possui propriedades que a tornam um material de construção ideal – mesmo nos dias de materiais de engenharia e sintéticos.  

Algumas espécies de árvores são melhores para alguns usos e para uso em alguns climas do que outros. Engenheiros estruturais e arquitetos podem determinar qual tipo de madeira é ideal para um projeto de construção .

  • É prontamente disponível e um recurso natural econômico.
  • A madeira é relativamente leve e fácil de padronizar em tamanho.
  • Ele fornece um bom isolamento, razão pela qual muitos arquitetos e engenheiros gostam de usá-lo para residências e edifícios residenciais.
  • A madeira tem alta resistência à tração – mantendo sua resistência ao dobrar – e é muito forte ao ser comprimida verticalmente.
  • Por ser leve e precisar ser tratada com pressão para entrar em contato com o solo circundante, a madeira é uma escolha menos popular para fundações ou paredes de porões. Mas frequentemente, as casas com estrutura de madeira geralmente têm um concreto armado ou fundações de pilares e vigas .

4. Pedra

Publicidade

O material de construção mais duradouro disponível é aquele que existe há milhares de anos: a pedra. De fato, os edifícios mais antigos ainda existentes no mundo são feitos de pedra. Tem muitas vantagens, embora engenheiros e arquitetos devam fazer algumas considerações especiais ao planejar um edifício usando pedra.

  • Paredes de pedra seca feitas de rocha densa são usadas há milhares de anos. Diferentes formas de argamassa foram usadas mais tarde para mantê-los juntos.
  • Por ser tão densa, a pedra pode ser difícil de trabalhar devido ao seu peso e à dificuldade em movê-la.
  • A pedra não é um isolante eficiente, pois é difícil manter o calor.
  • Vários tipos de pedra são melhores para diferentes usos. Por exemplo, a ardósia é resistente ao fogo. O granito é uma das pedras mais duras e um dos produtos mais duráveis ​​disponíveis; os incas usavam calcário ou granito para construir seus edifícios incrivelmente fortes.

5. Tijolo/Alvenaria

A construção de alvenaria usa unidades individuais (como tijolos) para construir estruturas que geralmente são unidas por algum tipo de argamassa. Historicamente, os tijolos de barro eram formados em um molde e queimados em forno. A unidade de alvenaria mais forte e mais utilizada atualmente é um bloco de concreto, que pode ser reforçado com aço. Vidro, tijolo e pedra podem ser usados ​​em uma estrutura de alvenaria.

  • A alvenaria é durável e resistente ao fogo.
  • Este método de construção é capaz de resistir a cargas de compressão, o que o torna um bom material para paredes portantes .
  • Reforçada com concreto, ou em combinação com concreto armado, a alvenaria pode suportar edifícios de vários andares e pode ser uma opção econômica.
  • Embora seja um método forte para usar em muitos tipos de construção, a instalação de alvenaria duradoura pode depender da qualidade da argamassa e do acabamento.

Você viu 5 materiais de construção, veja em seguida

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *