Publicidade

Como plantar chuchu em casa

Com uma vida corrida, quase não gastamos tempo para nos dedicarmos a uma alimentação saudável. Uma solução é cultivar sua própria comida. Portanto, aprender a cultivar chuchu é uma boa escolha.

Publicidade

Este artigo é projetado para aqueles que querem começar uma pequena horta em casa ou já cultivam alguns alimentos e querem incluir chuchu em seu jardim privado.

Qual é a origem do Chuchu?

Para começar, o nome científico do chuchu é Sechium edule, classificado como uma fruta e vegetal, ou seja, um vegetal do grupo das frutas. Ele também é popularmente conhecido como machucho, caiota e pimpinela.

No mundo, a região onde o Parque Chuchu mais se localiza fica na ilha da Madeira, especialmente muito perto da água rápida. A aceitação em temperaturas que variam de 17º a 27 °C contribui para a propagação da terra.

Publicidade

Conheça os benefícios do chuchu para a saúde

Não há melhor incentivo para começar uma horta em casa do que conhecer os benefícios para a saúde que este trabalho traz. 

Você sabia que quando você cultiva chuchu, você tem uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais em casa? Sem contar que é um importante aliado no processo de emagrecimento, já que aumenta a saciedade, estimula a motilidade intestinal, elimina toxinas, com pouquíssimas calorias.

Publicidade

O que falar sobre doenças que podem ser evitadas com o consumo? Os antioxidantes contidos no chuchu são excelentes na luta contra os radicais livres, que ajudam a prevenir ossos, doenças cardiovasculares, cérebro e olhos. 

Ao consumir chuchu, você retardará o envelhecimento, fortalecerá o cabelo, as unhas e o sistema imunológico. Por fim, é um bom diurético, pois contém uma pequena porcentagem de água, potássio e sódio, sendo alimentos ideais para pessoas que sofrem de hipertensão.

Chuchu também pode ser uma opção de lanche para alimentar nossos animais de estimação. Embora não seja um alimento ideal para cães, como o chuchu, não representa um perigo para a sua saúde.

Passo a passo sobre como plantar um chuchu em um vaso.

Após conhecer os benefícios do chuchu, você deve estar ansioso para aprender a cultivar vegetais e sempre ter esse vegetal em casa. Para começar, é importante saber que reduzir a área não atrapalha o cultivo de chuchu.

Se você mora em um apartamento, com vasos e áreas, que estão expostas à luz solar direta, então você já pode pensar em comida deliciosa cultivada chuchu! Se você mora em casa com uma área externa, escolha um local próximo à estrutura para as trepadeiras para as plantas se apoiarem.

Confira passo a passo como cultivar chuchu em um vaso de forma simples, cada detalhe é muito importante para um resultado satisfatório, por isso fique atento aos passos a seguir.

1 – Corte o chuchu ao meio sem dividir as duas partes. O mais importante é que as sementes apareçam. Um detalhe: escolha um chuchu que esteja em boas condições, ou seja, não haja partes podres ou feridas.

2 – Coloque terra de boa qualidade em um vaso e coloque o equipamento certo para jardinagem. Em seguida, coloque as sementes de chuchu em contato com a terra, deixando metade dos vegetais fora do solo. Mantenha a terra úmida sem deixa encharcada.

3 – Após duas ou três semanas, os ramos da videira começarão a aparecer. Após 80 ou 110 dias, você pode obter a primeira colheita.

Como plantar chuchu na água

Esta é outra maneira de aprender a cultivar chuchu em casa sem muito trabalho. No entanto, quando os primeiros galhinhos aparecem, você precisa transferi-los para o território.

1 – Coloque a água limpa filtrada no recipiente, depois cole o palito de dente na lateral do chuchu e coloque-o no recipiente. Os palitos de dente incentivarão os vegetais a não mergulharem na água.

2 – Coloque a parte do chuchu presa no caule quando ela entrar em contato com a água. Com o tempo, outras partes se abrem, formando ramo.

3 – Este é o momento de fazer a transição do chuchuzeiro para um lugar claro. Não se esqueça de apoiar o ramo com a base. Eles precisam disso para crescer fortes e saudáveis. Faça uma rega adequada para haver uma boa colheita!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *