Publicidade

Como Plantar Jaca por Semente – passo a passo

Como Plantar Jaca por Semente - passo a passo

A princípio, talvez você não saiba, mas a jaca é nativa da Índia, a jaca é uma espécie de fruto que nasce em árvores. 

Publicidade

Doce e suculenta, ela é muito querida pelos brasileiros. Rica em fibras e com pouca quantidade de calorias por porção, essa fruta é uma boa fonte de vitaminas A, B, C e E, além de conter minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Além disso, a jaca é uma ótima opção para veganos e vegetarianos, pois sua textura se iguala à de carnes, ajudando a substituir a proteína.

Nativa da Índia, a jaca é uma espécie de fruto que nasce em árvores. Doce e suculenta, ela é muito querida pelos brasileiros. 

Publicidade

Rica em fibras e com pouca quantidade de calorias por porção, essa fruta é uma boa fonte de vitaminas A, B, C e E, além de conter minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Além disso, a jaca é uma ótima opção para veganos e vegetarianos, pois sua textura se iguala à de carnes, ajudando a substituir a proteína.

Publicidade

Então, veja hoje como cultivar jaca em casa a partir de sementes e como usufruir de muitos outros benefícios da jaqueira. Confira o passo a passo!

Passo a passo para o cultivo da jaqueira

Para fazer o plantio adequado, é necessário que:

  • O solo em que a jaca será cultivada deve ser bem drenado, fértil, leve e composto de areia, perlita e compostos orgânicos. 
  • A jaca precisa de um quintal com muito espaço para crescer. Isso porque a árvore pode chegar a 30 metros e tem raízes profundas. 
  • Além disso, a jaqueira gosta de um local ensolarado e não pode ser cultivada em temperaturas abaixo de 15ºC.   

Plantio correto

Separe várias sementes de jaca e lave-as para remover a viscosidade. É importante que as sementes sejam provenientes de jaca fresca, pois têm uma vida útil de apenas 4 semanas. Portanto, deixe-as de molho por 24 horas para acelerar o processo de germinação. 

Em seguida, encha um vaso com terra composta e coloque pelo menos 3 sementes nela, cobrindo-as. 

Por fim, regue o solo no vaso diariamente, tomando cuidado para não encharcar. Além disso, mantenha-o em um ambiente quente e ensolarado.

As sementes da jaca começarão a germinar dentro de 4 semanas. 

Para realizar o transplante da muda para um canteiro, espere que nasça um caule com ao menos 4 folhas. 

Depois, cave um buraco de 60×60 cm para acomodar sua mudinha. Regue diariamente, e você terá uma jaqueira em casa dentro de 3 anos.

Viu como é fácil? Agora é só colocar a mão na terra e iniciar seu plantio!

5/5 - (8 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *