Publicidade

Como plantar pepino japonês no seu quintal 

Qual é o melhor substrato para o cultivo de pepinos

Quando escolhemos plantar sementes, precisamos ter certeza de que o substrato selecionado é o mais bonito possível para que a planta possa formar e formar raízes fortes.

Publicidade

Então não adiantaria semear em terra pura, principalmente se fosse vermelha, muito argilosa, pesada, sabe? Recomenda-se fazer uma mistura de terra vegetal, húmus, minhocas, excrementos de aves e areia (ou vermiculita, ou perlita).

Nota: mais abaixo escrevi sobre “Como preparar o solo” antes de transplantar mudas.

Pessoalmente, eu costumo usar medidas de terra vegetal (é mais adorável e contém muitos nutrientes da compostagem, é fácil de encontrar em floristas, lojas de jardim ou até mesmo supermercados). Que é a mesma medida de Minhoca e outra medida igual de areia (ou Vermiculita) que traz a vantagem de substituir a areia e ainda mais retenção de água.  Isso mantém o solo úmido por mais tempo, ou perlita, que substitui a areia por Parece coqueiro, é excelente deixar o solo bem aplainado, facilitando o desenvolvimento das raízes, mas sem retenção de água, o que é indicado para plantas que preferem solos secos como alecrim e lavanda, por exemplo, permanecem em relação à terra, se você quiser tirá-la do seu jardim e adicionar outros “ingredientes”, use uma peneira grossa ou um pegador de frituras velho para peneirá-la, remova todas as pedras e engrosse as gengivas, ou as sementes germinarão com dificuldade se brotarem.

Misture bem e haverá um excelente substrato para cultivar suas mudas e sementes.

Publicidade

Local de plantio de sementes

Se você optar por plantar em um local claro, seja um vaso ou um canteiro de flores, adicione o substrato acima recomendado, sendo uma medida de excrementos de aves que fornecerá mais nutrientes por um longo tempo. Se você quiser ver nosso post especial com detalhes sobre como preparar corretamente um vaso para o plantio. Escolha um vaso grande com pelo menos de 30 litros. Você pode cultivá-lo em pequenos vasos? Sim, mas vai colher menos do que a planta pode produzir, se houver mais espaço, você pode ter certeza.

Uso copinhos  apenas para sementes, mas posso usar garrafas PET, embalagens de Danoninho, ovos, semeadura ou qualquer recipiente com furos para drenar o excesso de água. Recomenda-se sempre plantar duas ou três sementes em cada embalagem e, quando germinarem, remover as sementes mais fracas, de preferência cortando-as com uma tesoura, para não matar as mudas mais fortes ao tentar arrancar os galhos mais fracos. Fiz isso no dia 31 de janeiro, deixei em uma varanda iluminada e arejada, mas só recebi algumas horas de sol. A maioria das sementes prefere lugares com luz, mas sem luz solar direta.

Veja mais detalhes sobre como plantar sementes.

Publicidade

Nesse caso, usei um cachepot de vidro para fechar o copo de simulação de estufa. Isso torna desnecessário regar todos os dias, porque a água do copo evapora no copo e cai na própria semeadura. O ideal é que ele remova essa proteção a cada dois dias ou mais por cerca de cinco minutos, apenas para renovar o ar. Eu também coloquei uma tampa de plástico branco neste vidro para filtrar o sol que pode acabar cozinhando as sementes. Você pode usar plástico verde, azul ou claro que fornece muita luz.

Se você não quiser cobri-lo com plástico ou qualquer coisa, talvez seja necessário regá-lo todos os dias (no verão e parte da primavera, verão em todo o Brasil). Para o uso de borrifador para evitar ‘quebrar’. Brotar ou afundar muitas sementes. Faça isso de manhã ou no final da tarde. Quando o sol não é mais forte

Em apenas uma semana, as primeiras manchas verdes começam a aparecer.

Na hora de transplantar pepineiro

Em geral, precisamos removê-lo da semeadura quando as mudas de pepino atingem uma altura de 10 a 15 cm e pelo menos quatro folhas. No meu caso, demorou cerca de três semanas para isso acontecer.

Você precisa ter muito cuidado ao remover a semeadura. Se você optar por semear em copos de plástico ou outros recipientes de reciclagem. Eu recomendo regar algumas horas atrás para apertar a terra e, em seguida, apertar o recipiente com a liberação mais fácil de todos os caroços. Se você não precisar mais de embalagem, corte-a com uma tesoura para facilitar a remoção.

Se a alternativa for semear, regar e tempos depois usar uma faca ou colher para tirar remover todos os pedaços de mudas, permitindo que as raízes permaneçam. Plante imediatamente, esprema para apertar bem a terra, deixe as mudas estáveis e regadas o suficiente para que se adaptem melhor ao novo ambiente. Se estiver danificado, as mudas podem não resistir.

Quanto menos terra for perdida nesse processo, mais forte será a planta.

Sempre após o transplante, regue muito.

Dicas para cultivar pepinos

Veja informações importantes sobre o que fazer antes de plantar para cuidar durante a colheita:

Primeiro de tudo, os pepinos adoram água! Regue para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Isso incentiva o surgimento de fungos.

Como preparar o solo

A área para o plantio de pepinos deve ser preparada cerca de dois meses antes. Esta é uma situação ideal, mas sabemos que muitas vezes é impossível conseguir fazer isso com antecedência.

No entanto, se você for ao mercado e voltar com um pacote de sementes de pepino que não estão no plano, é hora de preparar o solo que deseja plantar após semeado.

Escolha um lugar com luz solar direta.

Se o local tiver terras argilosas mais duras que acumulem muita água, recomendo remover a quantidade apropriada e substituí-la por terras vegetais adquiridas em lojas agrícolas ou de jardinagem. Se o terreno for muito fofo, basta comprar os outros itens citados abaixo.

Além da terra vegetal, compre também 1 kg de esterco de aves (ou de gado), calcário e húmus de minhoca. Se você quiser fortalecer a fertilização orgânica, como as naturais, compre farinha de ossos e torta de algodão (ou mamona se você não tiver um animal de estimação, porque pode ser fatal se ingerida).

Cavar um buraco profundo e cerca de 30, 40 cm de largura para cada muda.

Deixe a terra descansar por dois meses até que o calcário já tenha servido para corrigir a acidez.

Com esta mistura preencha a área onde os pepinos serão plantados, mas não totalmente.

Agora preencha o resto da área com solo vegetal e húmus selecionado. Não é bom deixar fertilizante perto da superfície da água. O cheiro pode atrair animais de estimação (e moscas).

O ideal é usar uma capa morta para que o sol não atinja o solo diretamente, tornando-o muito seco e duro. Cubra com folhas secas, palha, lascas de madeira ou argila expandida. Isso ajudará a prevenir a brotação de plantas invasoras.

Feito isso, regue bem se o local estiver protegido da chuva.

Agora o solo é adequado para obter mudas de pepino dentro de algumas semanas. Claro, se você não pode esperar, você pode plantá-lo simultaneamente, em que você prepara tudo isso. A diferença é que alguns componentes, como o calcário, demoram um pouco mais para fazer efeito.

Quando as mudas forem retiradas, plante pepineiros no local selecionado, conforme descrito acima, na seção “Quanto tempo plantar pepineiro”.

No exemplo que preparei este artigo, selecionei três lugares diferentes: duas mudas em nosso jardim, protegidas por sombrite (telas que bloqueiam o sol, o vento e alguma chuva forte). Um dos canteiros laterais recebeu luz solar durante todo o dia, mas foi protegido da chuva e, finalmente, em outro canteiro de flores que recebeu apenas algumas horas de luz solar. Neste último, optei por plantar mudas que foram retiradas da semeadura quase sem terra, mas mantive as raízes – isso infelizmente desapareceu.

Uma semana após o transplante de mudas, os pepinos crescem muito, e armas pequenas aparecendo em busca de um lugar para se estabelecer começam a surgir.

.

Em 10 de março, menos de dois meses após o plantio, as sementes das flores já se abriram, são polinizadas por abelhas e outros insetos, e os primeiros pepinos começam a aparecer.

A flor se transforma em um pepino.

É importante usar varas de bambu, madeira ou grades altas enquanto ainda prega os ganchos e usa nylon, ou melhor, fito, para que o pepineiro possa grudar e subir. Não é bom deixar as plantas no chão, porque se os pepinos tocarem o chão, eles podem apodrecer rapidamente, bem como os morangos. Para não mencionar, eles vão assumir toda a área.

O que é geralmente feito em um grande jardim é prender duas estacas ou placas a cerca de 1 ou 2 metros de distância e amarrar arame ou nylon ao topo. Verticalmente para que os pepinos pendam.

As telas de arame são, na verdade, a maneira mais fácil, pepineiros está procurando algo para se enrolar, como um pé de chuchu, por exemplo.

Quando está bem estabelecida, a planta pode dedicar sua energia à produção do que tanto precisamos: pepinos.

Quanto tempo leva para colher pepinos?

Desde o plantio de sementes, o tempo médio é de 60 a 90 dias, dependendo das condições climáticas e do solo.

No exemplo ilustrado por este post, plantei as sementes em 31 de janeiro e, em 10 de março, os primeiros pepinos começaram a surgir. A colheita da primeira unidade ocorre no início de abril.

Folhas amarelas

Os pepinos são muito sensíveis à chuva e à luminosidade. Se este local de plantio não receber pelo menos quatro horas de luz solar por dia, as folhas podem ficar amarelas. O oposto também pode acontecer, ou seja, quando a planta é exposta ao longo do dia sob luz solar intensa.

Se não houver luz solar, tente removê-la com o uso de poda afiada, algumas (poucas) folhas, para que a planta como um todo receba melhor luz.

Se o problema for muita luz solar, use 30 ou 50% de sombrite para proteger a planta. Aqui em Santa Catarina usamos um sombrite que bloqueia 30% do sol de verão.

Outra causa de amarelamento das folhas são os ácaros. Se você notar pequenas manchas, geralmente laranjas, nas folhas, pode ser um ataque de ácaros. Para combatê-los, use uma mistura de pimenta, alho e óleo de nim e adicione sabão de coco ou detergente (apenas um pouco de um ou outro para ajudar a mistura a grudar nas folhas).

E por fim: rega. Pepinos adoram água, mas você não precisa exagerar. O solo embebido é uma placa cheia para o surgimento de doenças. Regue com moderação, sempre de manhã ou no final da tarde. Faça o seu melhor para não molhar as folhas. Se as folhas estiverem molhadas e ainda tiverem luz solar quente, elas podem parecer queimadas ou mofadas.

Folhas mofadas

Pepinos, tomates, morangos, abobrinha… Pode haver folhas mofadas ou um tipo de fuligem branca. Isto é devido ao mofo, mofo ou míldio.

Folhas constantemente molhadas suportam sua aparência.

A mistura chamada calda bordalesa é amplamente utilizada no cultivo de uvas.

Outra dica é misturar 1 parte de leite cru com 9 partes de água e borrifar bem as folhas ou regar as plantas.

De manhã cedo ou depois que o sol não está mais quente.

Você pode usar 10% de leite / 90% de água uma vez por semana como forma de prevenção. Se o leite estiver azedo, tudo bem.

Tenha cuidado para não cortar todas as folhas em questão; se você fizer isso radicalmente, a planta pode enfraquecer, produzir muito pouco e morrer.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *