Publicidade

Como se livrar de formigas nas plantas

Como se livrar de formigas nas plantas

Para quem tem uma horta ou jardim, é importante saber o que fazer para tornar a sua horta bonita e saudável. Devido ao crescimento das plantas em sua horta e ao aumento da temperatura, é comum que as formigas apareçam em seu jardim, já que o ambiente é mais propício para isso.

Publicidade

Não é que as formigas não sejam necessárias para seus jardins, mas quando elas aparecem em milhares de colônias, elas se tornam verdadeiras pragas para nossas plantações.

Neste artigo, trago algumas dicas que vão ajudar nessa pandemia. Descubra qual é a minha sugestão para acabar com esse problema.

1- Faça seus próprios repelentes naturais

Você sabe que pode fazer seu próprio repelente natural de formigas. Não sabe como?

Publicidade

Dou-lhe abaixo algumas receitas:

Solução aquosa + alho

Você sabia que os compostos de enxofre e o forte cheiro de alho parecem muito irritantes para as formigas? Sim, uma das soluções para acabar com essa praga em sua horta é adicionar esses dois ingredientes, água e alho.

Publicidade

Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte usando esta fórmula:

Como fazer água de alho

Como fazer isso?

Moer vários dentes de alho e colocá-los em uma panela com água, deixando a solução descansar por pelo menos 24 horas.

Após o período indicado acima, tome esta solução em fogo baixo para aumentar o seu funcionamento por um período de 15 minutos.

Coloque a solução feita posteriormente em um borrifador e pulverize nos locais onde as formigas mais atacam.

Terminá-los é um dos problemas mais dolorosos que nos dão. Por isso, o uso de produtos adequados, naturais, biológicos, baratos que tragam a melhor solução para o problema é essencial.

Use detergentes biodegradáveis para limpar formigas.

pegue um copo de 200 ml e divida 100 ml de água e 100 ml de detergente. Coloque o conteúdo da solução complexa no borrifador e aplique-o nos locais mais afetados. Você também pode optar por misturar detergente com vinagre para combater essa praga. O consumo destes ingredientes é o seguinte: 1/2 xícara de água, 2 colheres de sopa de detergente biodegradável, 2 colheres de sopa de vinagre. Use um borrifador para aplicar esta solução.

Use borras de café para afastar as formigas

O uso de borra de café usada (insolúvel). Para aumentar o efeito da borra de café nas formigas, espalhe-se por todo o seu jardim. Isso confundirá a formiga de trabalho, uma vez que interfere no sentido do olfato, eventualmente se perde e morre de fome. Espalhe poeira em seu formigueiro e em sua casa. Isso deve ser suficiente para confundir as formigas da classe trabalhadora, porque dificulta o sentido do olfato. Assim, as formigas desaparecem e morrem de fome.

Os efeitos podem levar alguns meses para surgir.

Reaplique o pó pelo menos uma vez por ano para aumentar o cheiro de café e acelerar seu efeito.

Cultive ervas em toda a sua horta.

Você sabia que algumas ervas aromáticas têm um efeito repelente de formigas? Algumas das melhores plantas aromáticas para este fim são:

  • Lavanda;
  • Orégano;
  • Hortelã-pimenta;
  • Alecrim;
  • entre outros;

Os agricultores muitas vezes vivem com plantas aromáticas intercaladas com suas culturas, assim, eles pretendem estabelecer relações de plantas que protejam as culturas de maneiras naturais e biológicas: aumentar a biodiversidade parece ser um bom caminho a percorrer. Esta é uma maneira natural de repelir insetos ou pragas indesejadas. Ter uma horta biológica requer cuidado e dedicação. Uma boa maneira de manter a espontaneidade sem usar produtos químicos como pesticidas é plantá-la perto (ou dentro!). Plantas medicinais perfumadas para repelir insetos (neste caso, formigas).

Use casca de laranja para afastar formigas.

Você sabia que a casca de laranja contém uma substância natural (D-limonen) que também é usada como componente em inseticidas orgânicos? Quando a casca de laranja começa a se decompor, ela libera óleos essenciais que são prejudiciais às formigas, eventualmente reduzindo as colônias dessa praga.

O aroma da casca de laranja e limão surpreende temporariamente as formigas. No entanto, deve ser trocado semanalmente, pois perde seu frescor e utilidade na luta contra pragas. A casca pode ser distribuída pelos cantos do seu jardim ou horta.

Espalhe o grão de arroz em um local específico em sua horta.

Espalhar grãos crus no lugar das formigas as torna menos interessadas nas culturas em sua horta e começa a “cartar”. Grão para o seu “ninho”.  Depois de algum tempo, e devido à umidade natural do arroz, ele acaba fermentando, causando um fungo que acaba matando-os.  Há também aqueles que argumentam que, devido ao peso dos grãos, as formigas são esmagadas devido à sua expansão quando são expostas à umidade.

O arroz pode ser um bom aliado na luta contra as colônias de formigas.

É muito importante que você evite inseticidas o máximo possível!

O uso de inseticidas, além de prejudicar as pessoas, principalmente as crianças, também pode prejudicar o meio ambiente, uma vez que contaminam as águas subterrâneas por meio da irrigação. É sempre importante lembrar o que as formigas gostam e o que elas não gostam, pois a luta contra essa praga é mais eficaz. A principal dica que posso dar é que as formigas adoram sobremesas que vão desde açúcar a folhas e flores e odeiam cheiros agressivos. Ao aprender sobre isso, acho que este artigo pode ajudá-lo a combater essa praga da forma mais natural possível! Eu quero saber se você já usou essas técnicas para combater formigas! Conte-me tudo nos comentários!

3/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *