Publicidade

Em 5 passos, aprenda como plantar alface

Cultivar alface requer dedicação, atenção e cuidado. Apesar disso, não é uma tarefa complicada. Com as informações certas, é possível produzir vegetais bonitos, saudáveis e chamativos. Quer saber como? Explicamos abaixo!

1 – Prepare o solo e o espaço adequadamente

Publicidade

Em todo cultivo para fins comerciais, a regra básica é a análise do solo. Seu principal objetivo é descobrir sua acidez, que interfere no desenvolvimento e na qualidade do produto. Dependendo da quantidade, é necessário corrigir o pH – no caso da alface, o ideal é estar entre 6 e 6,8, ou seja, menos ácido.

No entanto, a análise também serve para entender a quantidade de nutrientes, matéria orgânica e textura do solo, ajudando a decidir sobre a suplementação necessária e o preparo mínimo para a produção de vegetais de qualidade.

2 -Plante utilizando mudas ou sementes

Para cultivar alface, você pode usar mudas ou sementes. Além disso, o cultivo pode ser realizado em bandejas armazenadas em instalações controladas ou diretamente no solo. Em ambos os casos, há prós e contras, mas vamos explicá-los ponto por ponto!

Publicidade

Plantio direto.

Plante sementes, respeitando a distância entre elas, de 3 a 5 centímetros, e depois cubra-as com uma leve camada de terra. Então é aterrorizante, mas não de molho.

Publicidade

O plantio com mudas segue as mesmas instruções de preparo e distanciamento. Outros cuidados envolvem como enterrar as mudas: é necessário tomar cuidado para não cobrir a base das folhas, apenas as raízes. Regar após o plantio é o mesmo que plantar usando sementes.

A vantagem de crescer diretamente no solo é a possibilidade de garantir um vegetal maior e mais chamativo. Mas isso não acontecerá sem dificuldade, especialmente se o processo começar com sementes. No caso da alface, além dos desafios tradicionais de todas as plantas, há também uma sensibilidade das plantas à luz, calor e umidade.

Plantio indireto

É por isso que o plantio em uma bandeja de isopor ou polietileno será eficaz. Eles podem conter 288 a 400 células, com um substrato adequado para o cultivo de alface rica em fontes orgânicas e minerais. A semeadura deve ocorrer dentro das células, e as sementes devem ser cobertas com solo e irrigadas, como acontece no plantio direto.

Em seguida, basta deixar a bandeja na posição de temperatura e luminosidade controladas, especialmente a estufa, e também cuidar da irrigação. É importante que a bandeja tenha uma altura de pelo menos 1 metro para facilitar o manuseio.

Após 20 ou 25 dias do plantio, é hora de realizar o transplante, principalmente no período do dia em que a temperatura está mais fraca. A partir desta parte, basta seguir os mesmos cuidados da época de não cultivar e nunca negligenciar a irrigação, tenha em mente que o solo encharcado pode deixar as plantas doentes! Ah, e não se esqueça de proteger seu, alface da incidência direta da luz solar.

3 – Cuide com a irrigação e fertilização

A irrigação é necessária para cultivar alface de qualidade. Outra técnica que pode ser utilizada é a adubação, que combina duas práticas importantes para uma boa produção de hortaliças. No entanto, cuidado com o excesso de umidade, como já comentamos, pois ele pode apodrecer as raízes. É melhor não perder água, mas ainda não mergulhar o solo.

Além disso, lembre-se de que a alface precisa de nutrientes, especialmente nitrogênio e cálcio. Você pode garantir essas substâncias para sua horta ou plantas, tanto por fertilizantes minerais quanto orgânicos, não esquecendo que este último leva muito tempo para ser absorvido.

4 –  Atente-se às pragas mais comuns

As pragas mais comuns da alface são pulgões, mosca-branca, tripes, ácaros-bomba, lagartas, traças-dascrucíferas e cochonilhas. Espaçamento correto e limpeza de ervas daninhas, para que as ervas daninhas também tenham um bom efeito. Naturalmente, a nutrição correta das plantas é outro aspecto importante.

Finalmente, se necessário, você pode usar caldas orgânicos e inseticidas? Mas há sempre o benefício de proteger sua produção. 

5 – colheita

A colheita de hortaliças ocorre entre 8 e 18 semanas após a semeadura, dependendo da época do ano em que é plantada e da espécie em que é cultivada. Portanto, embora seja possível cultivar alface durante todo o ano, é interessante preferir estações mais frias, tanto jogando sementes no chão quanto colhendo.

Quando a alface é colhida no momento mais fresco da manhã, as folhas ficam mais bonitas e convidativas para vender bem ou para consumo, cheias de sabor e vitaminas!

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *