Publicidade

Lantana: como cultivar a flor que muda de cor?

Lantana: como cultivar a flor que muda de cor?

A princípio, já ouviram falar de Lantana? Pois saiba que a principal característica desta planta é que as flores mudam de cor. Então, por essa razão, são agraciadas pelos jardineiros quando se trata de jardinagem. 

Publicidade

Ainda mais, são delicadas, perfumada e fácil de cuidar, plantando essa planta em seu jardim ao ar livre, você vai deixar o ambiente mais alegre e colorido. 

Neste artigo vamos descrever tudo sobre a planta e as flores que mudam de cor. Além disso, daremos algumas dicas sobre cultivo!

Origens de Lantana

Ou seja, lantana, também conhecida como flor de arco-íris ou flor-de-mel, é uma das melhores plantas para paisagismo. São, de origem da América do Sul e America Central, seu habitat é as regiões mais quentes do território.

Publicidade

Assim, a primeira vez que o botânico sueco Carl Nilsson Linnæus descreveu Lantana foi em 1753.

Logo, o gênero reúne mais de 500 espécies de perenes, as mais populares são Lantana camara e Lantana montevidensis.

Características 

Publicidade

Essas plantas crescem rapidamente, e o arbusto pode atingir uma altura de 2 m.

Conforme vai envelhecendo, as flores lantana mudam de cor, variando entre tons de branco, amarelo, rosa, laranja e vermelho. 

Normalmente as pequenas flores são em tons de amarelo. Logo depois, elas ficam laranjas. E por último, ficaram vermelhadas. 

A verdade, as flores pequenas são coloridas, não é nada que lantanas sejam indicadas para quem quer que o jardim sempre florido. 

Tipos de lantana

Existem vários tipos, Conheça melhor as principais:

Lantana de Montevidéu

Nativa do sul da América do Sul, esta planta é adequada para cobertura do solo. Ao contrário de outras espécies de Lantana, ela gosta do frio.

Pequenas flores são formadas acima das folhas e podem ser amareladas-brancas ou roxas. Elas são finas e curvados, seu comprimento pode ser de 40 a 80 cm. 

Se você tem planos de atrair borboletas para o seu jardim, Lantana de Montevidéu é a melhor opção para cultivo. 

Lantana Gamara

Conforme, a origem da América Central, lantana camara é considerada a variedade mais comum. Suas flores são pequenos e notáveis, que podem ser nas cores: branco, amarelo, laranja ou rosa. 

Algumas flores lantana, quando vistas de longe, parecem laranjas. Na medida que você se aproxima, você pode notar flores brancas, amarelas ou vermelhas. 

Lantana é uma planta tóxica para os animais. Portanto, se você tem animais  em sua casa, como cães e gatos, deve ser evitado. 

Como cultivar uma camara lantana?

Luminosidade 

Lantanas devem ser plantadas em áreas ensolaradas, pois precisam de muita luminosidade para desenvolver flores coloridas. 

Tenha em mente que quanto mais luz solar uma planta recebe, maior e a chance de flores que ela produzirá.

Regras

Em comparação com outras plantas ao ar livre, as lantanas não precisa de tanta água para sobreviver, geralmente uma vez por semana. 

Assim, quando for regar as plantas, concentre-se apenas no solo, evite molhar as folhas.

No entanto, no verão, lantanas muitas vezes precisam de mais água para se desenvolver. 

Podas

A planta tem potencial para se tornar invasiva, sendo importante manter a podas.

Em seguida, corte galhos mortos quando necessário. Assim, remova flores mortas também, para que as plantas tenham mais energia para produzir.

Logo, quando o cuidado com a poda não é levado a sério, o tempo de floração se torna menor.

Pragas 

Em geral, essa planta tem um perfil mais simples e apresenta resistência a pragas e doenças. No entanto, quando em condições inadequadas, você pode sofrer de cochonilhas  e pulgões. Ácaro-vermelho, que aparecem no verão, também são uma ameaça.

Adubo

Para que as lantanas sejam floridas e bonitas o ano todo, é necessário aumentar a quantidade de nutrientes no solo. Para isso, recomenda-se o uso de adubo rico em matéria orgânica a cada três meses.

O produto mais recomendado é o NPK 20-20-20.

Uso paisagístico

A planta pode ser cultivada em vasos grandes e em canteiros de flores. 

Seu uso frequente no ambiente, ou seja, as lantanas podem ser usados para rotear escadas ou até mesmo emoldurar canteiros.

As possibilidades não param por aí. Flores de arco-íris ficam incríveis ao longo de paredes, paredes, grades, etc.

Uma das principais formas de cultivo no jardim é a criação de canteiros elevados. Portanto, é mais fácil controlar a disseminação das plantas e dar preferência à beleza dos buquês com pequenas flores.

Toxicidade

Bonito, perfumado e ligeiramente perigoso – estes são atributos que definem lantana bem.

Assim, quando essas substâncias são comidas por humanos ou animais, elas são responsáveis por causar reações como diarreia, irritação bucal e dor abdominal.

Portanto, para evitar acidentes, recomenda-se realizar o cultivo longe de crianças e de todos os tipos de animais (cães, gatos, vacas, cavalos e outros mamíferos).

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *