Publicidade

7 Plantas que espantam mosquitos

7 Plantas que espantam mosquitos
7 Plantas que espantam mosquitos
7 Plantas que espantam mosquitos

Antes de mais nada, é bem verdade dizer que em dias mais quentes o aumento das temperaturas na maior parte do país, aumenta a quantidade de insetos como pernilongos passam a ser mais comuns nas casas, provocando incômodo. 

Publicidade

Assim, felizmente, podemos contar com opções naturais para combater esses visitantes inoportunos, como é o caso das plantas que espantam os mosquitos.

Desse modo, além de manter a casa livre dos insetos que incomodam tanto com as picadas e o zumbido, são ótimos adornos para tornar a decoração da casa harmoniosa. 

Contudo, outro bom motivo são os perfumes exalados pelas diferentes espécies, que promovem relaxamento, deixando o ambiente mais agradável. 

Publicidade

Plantas que espantam mosquitos

A princípio, haja uma grande diversidade de produtos que atuam como aliados no combate aos insetos irritantes, como raquetes elétricas, repelentes, inseticidas, incensos e difusores, por exemplo, as plantas que espantam mosquitos são uma opção natural, que não agride o meio ambiente, tampouco a saúde dos moradores. 

Por isso, preparamos uma lista com 7 opções de plantas que espantam mosquitos e pernilongos. Veja quais são:

1 – Citronela

Publicidade

Também conhecida como capim-limão, esta planta possui um cheiro bastante característico, que é facilmente associado à ação repelente. 

Além de ser um ótimo repelente natural, a planta é de fácil manutenção. 

Para que tenha vida longa, sugere-se que a citronela seja plantada em vasos grandes e mantida em áreas ensolaradas, uma vez que se dão melhor com o clima quente. 

2 – Alecrim

Conhecida principalmente por seu uso como tempero em muitos pratos, esta planta com aroma e sabor muito marcantes também é uma excelente opção para afastar os mosquitos e pernilongos. 

O alecrim se desenvolve melhor em ambientes quentes e secos e as podas frequentes são muito bem-vindas. 

3 – Lavanda

Além de suas propriedades calmantes e cicatrizantes, a lavanda está entre as plantas que espantam mosquitos e pernilongos. 

Isso porque seu aroma suave e os óleos essenciais presentes nesta espécie são repelentes naturais. 

Esta espécie se adapta muito bem a ambientes onde o clima é mais elevado, mas, apesar disso, pode ser resistente a climas distintos. Além disso, é uma boa escolha de planta para o quarto.

4 – Catnip

Conhecida também como erva de gato ou erva gateira, a catnip é um tipo de erva que atua como repelente natural, espantando, assim, insetos inconvenientes como mosquitos e pernilongos. 

Além disso, podem – e devem – ser consumidas pelos felinos por suas propriedades estimulantes e relaxantes para os gatinhos. 

5 – Manjericão

O manjericão é mais uma erva aromática que atua como repelente natural, a fim de espantar pragas como mosquitos e pernilongos. 

Com seu aroma marcante, esta planta possui diversas variedades e todas ajudam a afastar esses insetos.

Para mantê-la, é importante que as regas sejam frequentes e que o local do plantio (vaso ou canteiro, por exemplo) seja muito bem drenado. Além disso, é importante que o manjericão receba luz solar frequente e direta. 

6 – Gerânios perfumados

Esta variedade de gerânio é uma excelente opção de planta que espanta mosquitos e pernilongos. 

Como o nome indica, seu aroma é o principal responsável por manter os insetos distantes. 

Além disso, as flores têm cores vibrantes, deixando o espaço onde são plantadas ainda mais bonito e harmonioso.

7 – Sálvia

A sálvia também possui um aroma muito característico. O uso mais comum desta erva, assim como no caso do manjericão e do alecrim, é na culinária. 

No entanto, é possível utilizar esta planta para a produção de repelentes naturais caseiros.

Outra opção de uso da sálvia para espantar mosquitos e pernilongos é lançar um pouco de suas folhas diretamente em chamas – de uma fogueira ou lareira, por exemplo –, a fim de que seu aroma mantenha os insetos distantes.

4.7/5 - (3 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *