Antes de mais nada, eu queria falar que as festas de final de ano se aproximam e, com isso, vale a pena fazer algumas mudanças no visual da sua casa.
As plantas e flores de natal, por exemplo, podem invadir o seu lar e reforçar o espírito natalino
Você provavelmente já conhece a Poinsétia, mas esta não é a única opção para cultivo.
Existem outras flores, arbustos, árvores e folhagens que combinam com esta época do ano e, até mesmo, contribuem com a decoração de natal.
Pensando em ampliar o seu leque de opções, o Casa e Festa reuniu as melhores plantas e flores de natal para cultivar em casa nos meses de novembro e dezembro. Acompanhe!
1 – Poinsétia
Quando você assiste aos clássicos filmes de natal, logo percebe a presença da Poinsétia, popularmente conhecida no Brasil como bico-de-papagaio.
Esta flor vermelha aprecia luz solar indireta e sombra parcial. Além disso, gosta de solo bem drenado e argiloso.
Com relação às regas, elas devem acontecer apenas quando a terra estiver seca. Então, faça o teste do dedo antes de adicionar água.
2 – Tuia Holandesa
Tuia Holandesa nada mais é do que o nome dado ao mini pinheiro natural. Originária da Inglaterra, esta planta tem tamanho compacto e ramos com tom de verde claro.
Ao ser tocada, a planta libera um delicioso aroma de limão, que vai deixar a sua casa perfumada durante toda a época de festividades.
O cultivo da Tuia Holandesa requer regas diárias, ou seja, você deve adicionar cerca de 500 ml de água no solo da planta diariamente. Com relação à luminosidade, este mini pinheiro precisa de no mínimo duas horas de sol por dia.
A tuia holandesa embeleza a casa durante o natal e pode ficar plantada no mesmo vaso por até seis meses. Sendo assim, é uma das melhores opções de pinheiro natural para as casas.
3 – Tuia strickta
Outro arbusto que tem tudo a ver com o natal é a Tuia strickta. Esta plantinha, originária do Sudeste da Ásia, é o verdadeiro símbolo da confraternização das festas de natal.
Em ambientes internos, a Tuia strickta dura apenas cinco semanas. Por este motivo é recomendado fazer o cultivo no jardim, compondo assim uma decoração natalina externa.
4 – Tuia occidentalis
O perfume do pinheiro é apenas um dos tantos cheiros do natal. O arbusto Tuia occidentalis oferece este aroma, mas não tem vida longa quando cultivado em casa.
O ideal é fazer o cultivo na área externa ensolarada, de preferência em um local com solo rico em matéria orgânica.
Além disso, mantenha o solo sempre úmido para o arbusto se desenvolver plenamente.
5 – Hera
Se você pensar nos cenários de natal, provavelmente vai se lembrar da hera. Esta planta perene aprecia sombra parcial ou sombra total.
Já as regas devem acontecer apenas quando o solo está seco, ou seja, geralmente uma vez por semana. A hera pode crescer horizontalmente no chão ou na vertical, decorando a parede.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.