Publicidade

Como plantar girassol

O girassol é uma das culturas de jardim mais amadas. Com belas flores amarelas, esta espécie supera a aparência e é sempre a estrela do jardim. Se você é fã dessa pequena planta e está se perguntando como cultivar girassol, saiba que essa não é uma tarefa difícil. Basta seguir os passos abaixo para que você tenha belas flores adornando seu quintal! 

1. Escolha o tipo de girassol

Publicidade

Antes de falarmos sobre como cultivar girassol, é importante lembrar que existem vários tipos dessa planta. Este é um ponto importante, porque a espécie tem características diferentes, especialmente em relação ao seu tamanho. As principais variedades são:

  1. Girassol bebê: mais adequado para vasos e ambientes internos Atinge uma altura de 45 cm a 60 cm. 
  2. Girassol alto: é o tipo mais clássico típico das plantações de girassol. Em condições ideais, pode atingir até 180 cm, adequado para áreas externas, jardins e quintais com boas áreas de solo. 

Conhecendo os diferentes tipos, será mais fácil para você encontrar a raça ideal para sua casa! Girassóis altos terão muitos problemas para se desenvolver em vasos pequenos, por exemplo. Após selecionar a variedade mais adequada, siga os passos abaixo.  

2. Prepare o solo

Com as sementes na mão, é hora de colocar as mãos na massa, ou melhor, na terra! O preparo do solo é um ponto muito importante quando falamos sobre como cuidar dos girassóis em vasos ou quintais. 

Publicidade

Isso porque essa pequena planta é bastante delicada e requer condições específicas para o seu desenvolvimento. O preparo dependerá do tipo de solo escolhido. 

  1. Como cultivar girassol em um vaso: o primeiro passo é escolher um vaso do tamanho certo, mesmo as flores que não são de girassol podem atingir tamanhos muito grandes, e recipientes muito pequenos podem comprometer o desenvolvimento. Prefira vaso com uma altura de pelo menos 20 cm, em seguida, coloque cascalho ou pedras no fundo do vaso para criar um bom sistema de drenagem. Finalmente, coloque a terra misturada com o composto de sua escolha. 
  2. Como cultivar girassol no jardim: para cultivar girassol no jardim, é importante escolher o lugar certo. Prefere áreas muito ensolaradas com boa drenagem. Revolve a terra para arejar o solo. Finalmente, manuseie o composto de sua escolha seguindo as instruções na embalagem. 

3. Coloque as sementes.

Com a terra preparada, o momento mais esperado: aprender a cultivar sementes de girassol! Seguindo os passos abaixo, seu girassol pode crescer saudável! 

  1. Faça um furo de cerca de 5 cm. 
  2. Coloque as sementes e cubra com terra aerada e fertilizada.
  3. Se mais de um girassol for plantado, dê uma distância de 15 cm entre cada planta. 
Publicidade

Desta forma, o seu jardim de girassóis já vai começar! Agora é só ficar de olho nos primeiros cuidados.

4.  Regue com frequência

Durante o período de germinação, é importante que as sementes de girassol sejam regadas com uma certa frequência. A umidade ativa as sementes, fazendo com que elas comecem a brotar! 

Neste primeiro período, recomenda-se adicionar água uma vez a cada dois dias. O principal é umedecer o solo sem imersão. Assim que a planta começa a crescer, você pode dar mais tempo entre as regas. Em geral, duas vezes por semana geralmente é suficiente para que os girassóis cresçam mais fortes e saudáveis! 

5. Fique de olho na luz

A iluminação é um ponto muito importante quando se trata de como cuidar de girassóis em um vaso ou jardim. 

Se você plantar girassol diretamente no solo, isso pode não ser um problema, mas para aprender a cuidar de girassóis em um vaso, é necessária atenção. Para isso, certifique-se de que o recipiente receba luz direta todos os dias! 

Seguindo os passos acima, você terá que aprender a cuidar de girassóis no apartamento ou em casa! Para uma planta bonita e sempre saudável, siga as recomendações abaixo. 

Cuidados com o jardim de girassol 

Além de saber como cultivar girassol, existem recomendações para cuidar de suas plantas jovens. O girassol é considerado uma planta resistente e, uma vez florida, requer poucos cuidados. No entanto, com algumas características da raça, precisamos estar cientes de alguns pontos. 

  1. Ao plantar: o momento ideal para cultivar girassol dependerá da região e de suas características climáticas. No sul e sudeste do Brasil, o plantio deve ocorrer entre setembro e março, quando há muita umidade no ar. No norte e nordeste, o plantio pode ser mais resiliente, já que a temperatura geralmente não varia muito.
  2. Método de podar: O girassol é uma planta com um ciclo de vida bem definido. Após a floração, a planta seca para morrer, pronta para um novo ciclo. Se você quiser preservar sua cor verde, é importante cortar a flor assim que ela murchar. 
  3. Como replantar: se suas flores murcham, não há razão para ficar triste. Eles estão no meio da flor e depois de um tempo estão prontos para colher e plantar. Se você está se perguntando como cultivar girassol a partir de flores, saiba não haver mistério. Após a poda, insira suavemente o dedo através do núcleo da flor e as sementes vão sair. Depois é só seguir os passos para ter uma nova planta!
DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *