Publicidade

Benefícios da cebola para nossa saúde e sistema imunológico

Benefícios da cebola

Benefícios da cebola. A princípio, as cebolas são o vegetal mais utilizado no mundo para temperos.

Publicidade

Nesse sentido, no Brasil, junto com o alho, é a base gustativa de quase todas as preparações. Além disso, pode ser o centro das atenções em outras formulações.

Benefícios da cebola

Ter uma dieta baseada no consumo de vegetais, verduras e frutas é fundamental para manter uma boa saúde. Nesse sentido, as cebolas são boas aliadas porque apresentam uma série de substâncias que podem beneficiar o nosso organismo.

Um dos principais compostos da cebola é a quercetina. É um flavonoide, por isso tem um efeito antioxidante. Ajuda a controlar o colesterol ruim, previne a inflamação, combate a hipertensão e reduz a formação de coágulos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, o que contribui para a saúde do coração.

Publicidade

Além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de tumores, melhora a imunidade e o metabolismo, acelera a queima de gordura. Mas atenção: cozinhar a cebola reduz a quantidade de antioxidantes, por isso é importante consumi-los crus de vez em quando.

Quando esmagadas, as cebolas liberam uma substância chamada alicina. Tem efeitos anti bacterianos, virais e antifúngicos, o que ajuda a prevenir resfriados, gripes e infecções. Também atua contra as células tumorais.

Publicidade

São fibras prebióticas, ou seja, atuam como alimento para bactérias que são benéficas para o nosso corpo.

O consumo pode melhorar a saúde do cólon, reduzindo a inflamação e o risco de câncer. No entanto, algumas pessoas não são capazes de digerir essas fibras, o que pode causar sintomas desagradáveis.

Outra substância contida na cebola é a glucoquinina. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a regular a insulina e pode ser um aliado para os diabéticos. Também é liberado por moagem, bem como alicina.

Não acabou: as cebolas contêm vitamina B9, vitamina C, potássio, enxofre, cálcio e tiossulfinato, que ajudam no metabolismo, o sistema imunológico, baixar a pressão arterial, prevenir o câncer, aumentar a densidade óssea e inibir o crescimento de micro-organismos nocivos, respectivamente.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *