Publicidade

Características sobre as ameixas que poucos sabem

Características sobre as ameixas

Características sobre as ameixas. A princípio, muitas pessoas já sabem que as ameixas são uma fruta deliciosa e altamente nutritiva. Dessa forma, mas você sabia que existem quase 2 mil variedades de ameixas em todo o mundo?

Publicidade

Cada tipo de ameixa tem características específicas. Eles diferem em tamanho, forma, cor da pele e da carne e doçura. Além disso, esta fruta é conhecida por sua versatilidade e pode ser consumida seca (popularmente chamada ameixas), silvestre ou na forma de geléia, suco, doces e pastelaria, por exemplo.

Nesse sentido, no Brasil, existem pelo menos quatro tipos de ameixas: amarelas, pretas, verdes e vermelhas. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre eles, além dos benefícios deste fruto. Divirta-se lendo!

Características sobre as ameixas

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae, que faz parte da família Rosaceae, junto com outras frutas de caroço duro como pêssegos, cerejas e nectarinas.

Publicidade

Ela está dividida em dois grupos principais: a ameixa japonesa (embora sua origem esteja na China – hoje o maior produtor mundial da fruta) e a ameixa européia, que teve origem na Ásia Menor e está adaptada a climas mais frios.

É um dos frutos mais difundidos no mundo, encontrado na maior parte do hemisfério norte e cultivado em diferentes condições climáticas.

Publicidade

A produção desta fruta no Brasil não atende a demanda do consumidor, portanto, ela tem que ser importada.

Em todo o país, o cultivo de ameixas está concentrado principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.

No Brasil, a variedade de ameixa mais cultivada é a ameixa japonesa (Prunus salicina Lindl.), devido a sua melhor adaptação ao clima subtropical-temperado.

A produção anual é de aproximadamente 50.000 toneladas mas, como mencionado, isto não é suficiente para atender a demanda e cerca de 30% do que é consumido aqui tem que ser importado, principalmente do Chile e da Argentina.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *