Publicidade

Como cultivar batata-doce em casa ou na roça

Como cultivar batata-doce

Como cultivar batata-doce. A princípio, as batatas doces são preferidas por aqueles que procuram uma dieta saudável. Além disso, de ser bastante saboroso, é altamente nutritivo e tem muitos benefícios para o nosso corpo.

Publicidade

Sabendo disso, aumentou o interesse dos consumidores e agricultores em cultivar este tubérculo. É uma boa opção, principalmente para a agricultura familiar.

Como cultivar batata-doce

A batata-doce pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. Portanto, é uma planta rural, de fácil crescimento, excelente capacidade de produção e adaptabilidade, além de ser resistente à seca e aos baixos custos de produção.

Plantio caseiro

Se você quiser cultivar caseiro apenas para seu próprio consumo, a maneira mais fácil é colocar batata-doce em um copo de água. Nesse sentido, cubra apenas parte dos tubérculos, troque a água do copo todos os dias e espere formar raízes e galhos.

Publicidade

Nos galhos, corte os pedaços em cerca de 15 centímetros e os plante em um vaso. Certifique-se de que a embarcação tenha uma capacidade de pelo menos 15 litros para que haja espaço suficiente para o desenvolvimento da cabeça.

Além disso, deve ser perfurado para que a água flua bem, além de cobrir o solo com casca de pinheiro ou similar para manter a umidade.

Publicidade

Você também tem a opção de colocar batata-doce diretamente no chão sem formar previamente raízes e galhos na água. No entanto, desta forma, a batata-doce criará apenas uma planta, enquanto se você produzir estacas, terá várias mudas!

Plantio comercial

A batata-doce pode ser cultivada para vários fins: para o consumo de alimentos frescos, doces enlatados são matérias-primas para a produção de álcool, bem como alimentos para a criação de animais. Até mesmo suas folhas podem ser usadas para criar tilápia.

As recomendações da raça dependerão, além da finalidade da produção (mesa da indústria, ração, etc.), da região e época de plantio e preferências do mercado consumidor local.

Alguns mercados preferem batata-doce com pele clara, outros com pele rosa ou roxa, além da polpa, que pode ser de cor clara ou roxa. As espécies mais conhecidas são: Brazlândia Roxa, Brazlândia Rosada, Brazlândia Branca, Coquinho e Princesa.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *