Publicidade

Como fazer adubo orgânico para sua horta caseira!

Como fazer adubo orgânico

Como fazer adubo orgânico. A princípio, considerados uma boa alternativa aos fertilizantes industriais, os fertilizantes orgânicos se tem usados principalmente em pequenos jardins ou mesmo hortas caseiras.

Publicidade

Dessa forma, se tem permitido usar resíduos alimentares e outros produtos naturais, como estrume e cascas de ovos. Nesse sentido, os fertilizantes orgânicos podem deixar o território rico em nutrientes e garantir o desenvolvimento das plantas.

Como fazer adubo orgânico

Neste artigo, discutiremos os métodos e técnicas para fazer seu próprio fertilizante orgânico usado na agricultura familiar.

Borra de café

Portanto, o fornecimento de nitrogênio, potássio e fósforo é garantido, além de evitar o aparecimento de lesmas e caracóis atacando plantas.

Publicidade

Outra opção é fazer fertilizantes líquidos usando grãos de café e a água restante e, em seguida, pulverizar esta solução na planta uma vez por dia.

Minhocário ou composteira

Primeiramente, o minhocário é uma ótima maneira de aproveitar os resíduos orgânicos produzidos em casa e geralmente descartados, por isso consiga fazer um bom adubo para tornar o solo fértil e rico em nutrientes para o seu jardim.

Publicidade

Minhocas, fragmentos de matéria orgânica que facilitam a decomposição por microrganismos, os principais restos de plantas, anteriormente substâncias necessárias para a manutenção da vida na Terra.

casca de ovo

Fonte de cálcio e potássio, a casca de ovo atua como um fertilizante orgânico eficaz, aumentando a resistência das plantas. Em seguida, polvilhe esse material ao redor das mudas ou adicione-as ao chão antes de plantar.

Esterco

Muito utilizado como fertilizante orgânico, esterco de vaca, ovelhas, cavalos e outros herbívoros, é um material importante para fortalecer o solo.

No entanto, não se tem suficiente adicionar imediatamente estrume ao jardim, ele deve ser preparado para uso. Em geral, é necessário diluir esses resíduos e deixar o monte sob o sol por cerca de um mês, girando-os a cada três dias e tomando cuidado para não ficar muito úmido.

Somente com este processo você evitará que o fertilizante queime e danifique as raízes da planta. Veja em seguida outros artigos como esse em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *