Publicidade

Como plantar cebolinha e espaçamento certo

Como plantar cebolinha

Como plantar cebolinha. A princípio, a cebolinha, amplamente utilizada em especiarias e degustação leve, são plantas que ocorrem na Europa há séculos e rapidamente capturaram o paladar de pessoas em todo o mundo.

Publicidade

Dessa forma, de fato, a cebolinha (Allium schoenoprasum – nome científico) é excelente para acompanhamento de saladas, molhos, queijo e até mesmo no preparo de pratos quentes. Nesse sentido, também é fácil de cultivar e crescer, inclusive em casa, em canteiros de flores ou mesmo em vasos.

Como plantar cebolinha

Quando falamos de temperos, a cebolinha é, sem dúvida, uma das mais conhecidas na culinária, principalmente por dar um toque único de sabor para decorar um bom prato.

É cultivada através da semeadura tanto na agricultura familiar quanto comercialmente. Nesse sentido, o plantio pode ser realizado mesmo em uma pequena área na casa ou no apartamento (em vasos).

Publicidade

Independentemente do tamanho da cultura, o ideal é cultivar cebolinha durante períodos de clima quente, cerca de 8ºC e 22ºC, ou seja, não muito frio ou muito quente.

Em regiões com esse clima, a produção pode ocorrer este ano. Em outros, o plantio se tem indicado entre fevereiro e junho.

Plantio através de mudas

Publicidade

Ao comprar pacotes no supermercado, certifique-se de que os pés de cebolinha criem raízes.

Se estiverem nessa condição, basta cortar as folhas mais desenvolvidas (deixando apenas 1 cm de altura) e separar os aglomerados que devem ser plantados separadamente.

Também é possível comprar mudas de alho em uma casa especial de galhos e seguir as mesmas recomendações mencionadas acima.

Solo e espaçamento

Comercialmente ou mesmo em uma horta, o solo deve ser bem drenado, embora não deva ser muito seco, além de ser rico em matéria orgânica para garantir a qualidade da produção.

Também é importante manter uma distância de cerca de 15 centímetros entre as plantas, colocando-as a uma profundidade de 4 centímetros.

Se você plantar cebolas, basta deixar as flores germinarem, criando a auto-semeadura, um processo simples que não requer intervenção humana.

Nesse sentido, basta esperar a floração terminar e agitar as flores secas, que formarão novos brotos.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *