Publicidade

Como plantar mamão e principais cuidados no cultivo

Como plantar mamão

Como plantar mamão. A princípio, neste material vamos mostrar um pouco mais sobre como o mamão é cultivado e os principais pontos no cultivo dessa fruta. Verifique! em seguida

Como plantar mamão

Publicidade

Em primeiro lugar, é necessário explicar que existem mais de 50 variedades de mamão, e as variedades mais cultivadas estão no grupo do solo (são vermelhos e pequenos, de 300g a 650g, destinados à exportação, como é o caso do papaya) e formosa (tamanho médio, acima de 1 kg, também avermelhado).

Dessa forma, de fato, embora você possa encontrar mamão durante todo o ano, deve-se notar que em janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro as frutas são mais saborosas e geralmente levam em conta o maior preço.

Outro detalhe é que se o cultivo for realizado em locais com forte umidade e chuva, é possível evitar maiores custos com a irrigação.

Publicidade

Também é importante ressaltar que as mudas são feitas a partir de sementes. Que podem ser compradas em lojas especializadas ou mesmo retiradas de outros espécimes de frutas.

Nesse caso, é indicado lavar as sementes para remover a membrana que as envolve. Em seguida, deixe-os em um lugar onde não haja influência da luz.

Área de cultivo

Publicidade

Logo depois que as sementes são preparadas, o plantio pode ser realizado diretamente no solo. Existe uma opção para plantá-lo em um vaso, mas você precisará de um transplante quando este recipiente não tiver mais o tamanho de um pé de mamão.

Dessa forma, se plantadas diretamente no solo, a profundidade ideal das sementes deve ser de cerca de 1 cm, a distância deve estar entre as linhas de 3 e 4 m e de 1,80 a 2,50 entre as plantas.

No caso de escolher um tamanho comercial, o que é uma boa dica, no caso da agricultura familiar, é necessário escolher mudas, quando o tamanho é de cerca de 90 cm.

Os mamão machos têm as primeiras flores e têm caules finos e longos com flores, enquanto as flores do mamão feminino são mais próximas do caule e maiores que as masculinas. Pelo menos um mamão macho é necessário para cada 10 ou 15 mamão feminino, com o objetivo de produzir frutos em maiores quantidades.

Solo ideal e adubação

O solo adequado para o cultivo de mamão é o solo arenoso, especialmente com um pH quase neutro entre 5,5 e 7.

Em relação ao fertilizante, o ideal é que ele seja orgânico. Utilizando esterco de frango ou vaca ou mesmo usando tortas de mamona.

Dessa forma, de fato, como mencionamos acima, a irrigação é outro detalhe que merece atenção. Já que o mamão precisa de muita água para crescer adequadamente e dar frutos bem.

Também cuidado com a capina.

Por fim, veja outros artigos como este em nosso blog!

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *