Publicidade

Fatos interessantes sobre a mandioca que poucos sabem

Fatos interessantes sobre a mandioca

Fatos interessantes sobre a mandioca. A princípio, macaxeira, aipim, maniva, uaipi e castelinha se tem como os outros nomes pelos quais a mandioca se tem conhecida. Dessa forma, uma variedade muito grande é usada na preparação de diferentes pratos tradicionais. É também a base da produção de vários alimentos processados.

Fatos interessantes sobre a mandioca

Publicidade

Nesse sentido, essa raiz de origem brasileira é de grande importância para o setor alimentício global. No Brasil, há um lugar de destaque na área, na colheita, na produção de valor e na tributação. Por fim, a maior parte do que se tem vendido no mercado vem de propriedades da agricultura familiar.

Características da mandioca

A mandioca (Manihot esculenta) é uma das 109 espécies pertencentes ao gênero Manihot, mas é a única usada em plantas comerciais. Pode ser encontrada em mais de 100 países em áreas climáticas tropicais e subtropicais.

A planta é em forma de arbusto, mensurável, em média, de um a dois metros de altura. Seus ramos são lenhosos, de aparência reta, e podem ou não ter ramos.

Publicidade

A parte que a mandioca é usada nos alimentos é a raiz, que é responsável por armazenar reservas alimentares e, portanto, é muito nutritiva. Eles têm uma forma mais cilíndrica ou cônica, e sua cor característica é marrom claro.

A cor do interior das raízes da mandioca pode mudar com a variedade, e pode ser amarela ou branca. Ainda assim, cada pé se desenvolve de 5 a 10 raízes, variando em tamanho de 15 a 100 centímetros.

Tipos de mandioca

Publicidade

A mandioca contém mais de 5.000 espécies, que diferem em estrutura genética, aparência e adaptação às condições ambientais.

As variedades podem se ter divididas em três grupos de acordo com a sua utilização: tabelas para alimentação industrial ou animal. O que determinará a finalidade para a qual a mandioca pode ser é a quantidade de ácido cianídrico (HCN), teor de amido, local de cozimento, sabor, qualidade da massa, porcentagem de matéria seca, etc.

A mandioca também pode ser classificada como suave ou feroz. A diferença entre os dois tipos é a quantidade de ácido cianídrico em cada um deles: suaves, aqueles com menos de 100 mg de HCN por quilograma de polpa de raiz fresca, e valentes, aqueles com HCN maior que 100 mg por quilograma de polpa de raiz fresca.

O ácido cianídrico é uma substância com alta toxicidade. Sua ingestão pode causar hipertireoidismo e konzo, uma doença irreversível que causa paralisia em seus portadores.

5/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *