Publicidade

Como plantar pé de caju de um jeitinho bem mais fácil

Como plantar pé de caju de um jeitinho bem mais fácil

Como plantar pé de caju. A princípio, devido à sua origem, a planta é melhor adaptada a climas quentes e secos, é sensível a baixas temperaturas.

Publicidade

Além disso, os cajueiros não se saem bem em áreas muito ventosas, e ventos fortes são necessários nesses casos.

Como plantar pé de caju

Dessa forma, quanto ao solo, o ideal é que ele seja profundo, sem rochas, solo argiloso pobre e com boa drenagem para que suas raízes se desenvolvam melhor. Além disso, recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos, como esterco bem curtido, além de cobertura morta.

Hoje, em geral, dois tipos de cajueiros são cultivados. A primeira árvore, chamada de cajueiro comum ou gigante, tem uma árvore que atinge uma altura de 10 metros, tem um telhado largo e galhos que pendem para o chão.

Publicidade

Esse cajueiro ainda é dominante no país e tem rendimento inferior em relação a outro tipo de cajueiro cultivado, o anão, desenvolvido pela Embrapa, cuja altura é de até 6 metros.

Além da diferença de altura, o que facilita maior colheita e rendimento, o cajueiro médio começa a produzir mais rapidamente aos 3 anos de idade, enquanto o cajueiro comum desenvolve seu primeiro fruto a partir dos 8 anos de idade.

Publicidade

De fato, o Brasil, que lidera a exportação de castanha de caju há 20 anos, hoje ocupa a oitava posição neste ranking devido à seca prolongada, e o cajueiro gigante menos produtivo ainda se destaca no país. Enquanto outros países, como a Costa do Marfim, investiram em plantações de caju.

Plantio através de mudas e sementes

Se você optar por plantar usando mudas, prefira o enxerto que requer a compra de um fabricante específico.

Nesse sentido, a preparação para o plantio deve ser iniciada com dois meses de antecedência, abrindo um buraco de pelo menos 40 centímetros de profundidade.

Em seguida, coloque os postes para proteger as plantas do vento e use a cobertura morta para ajudar a manter a umidade do solo. No caso de plantio comercial, a distância recomendada é de pelo menos 10 metros entre os furos.

No entanto, se você quiser plantar através de sementes, é necessário remover as castanhas do resto das frutas. Em seguida, deite no piso inferior e solte a parte mais gorda. Nesta fase, é necessário sempre umedecer o solo, mas não mergulhá-lo.

Espera-se que dentro de três semanas as sementes germinem. Isso acontece quando a casca no topo começa a cair por conta própria. No entanto, a partir daí, os cajueiros começam a se desenvolver melhor, basta deixar mudas de caju ao sol e manter o solo úmido.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *