Publicidade

Cultivo das Oliveiras no Brasil e suas Variedades!

Cultivo das oliveiras no Brasil

Cultivo das oliveiras no Brasil. A princípio, as oliveiras (Olea europaea L.) – árvores frutíferas que fazem parte da família dos oleáceos – têm sido usadas pelos seres humanos há milhares de anos, embora seu cultivo comercial no Brasil tenha começado apenas no início do século 20.

Publicidade

Globalmente, estima-se que cerca de 12 milhões de hectares de oliveiras são cultivados, resultando na produção de cerca de 18 milhões de toneladas de azeitonas.

Cultivo das oliveiras no Brasil

O Brasil tem cerca de 10.000 hectares de área de cultivo de oliveiras. Dessa forma, o Rio Grande do Sul é atualmente o líder na produção nacional de azeite, representando 75% da produção nacional, à frente de Minas Gerais e São Paulo.

Em 2021, foram extraídos 448,5 mil litros de produtos no Rio Grande do Sul, representando um aumento de 120% em relação à safra anterior, onde o clima foi prejudicial à produção. Hoje, nesta região, cerca de um terço das oliveiras plantadas estão em produção, e outras três devem ser produzidas nos próximos anos.

Publicidade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA), estima-se que, até 2025, a área cultivada chegará a 20,000 hectares no país.

O Brasil importa mais de R$ 1 bilhão em azeitonas e azeite anualmente, e o mercado brasileiro é uma excelente oportunidade para os produtores rurais. Nas importações de azeite, o Brasil ocupa o segundo lugar apenas para os Estados Unidos. De acordo com o Conselho Oleícola Internacional (COI), nosso país importou mais de 100 milhões de litros de produtos em 2021.

Variedades de oliveiras

Publicidade

Existem centenas de variedades de oliveiras em todo o mundo. Alguns deles são semelhantes, com pequenas diferenças na cor e sabor das azeitonas, enquanto outros são bastante óbvios.

No Brasil, a variedade mais cultivada é a Arbequina. Dessa forma, essa variedade corresponde a cerca de 50% do total de variedades cultivadas, uma vez que se adapta bem ao clima brasileiro. No entanto, uma vez que o desenvolvimento das oliveiras está ligado à necessidade de temperaturas amenas, as condições climáticas podem ser um aspecto limitado da cultura em alguns lugares do país.

As regiões sul e sudeste, devido ao seu clima subtropical e invernos amenos, são mais populares para o cultivo de oliveiras. Nesse sentido, antes de determinar quais variedades plantar, tem-se importante realizar pesquisas para determinar quais variedades se tem mais adequadas para o cultivo em sua região.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *