Publicidade

Diferentes árvores frutíferas distribuidas pelo Brasil!

Diferentes árvores frutíferas

Diferentes árvores frutíferas. A princípio, se você está pensando em cultivar árvores frutíferas em casa ou criar um pomar, neste post vamos apresentar as espécies para você, ensinando como escolher boas mudas e os cuidados necessários para o cultivo. Boa leitura!

Diferentes árvores frutíferas

Publicidade

A princípio, a laranja a fruta mais produzida no país. No entanto, o Brasil é um dos lugares mais ricos em biodiversidade do mundo, oferecendo-nos uma grande variedade de espécies.

Se você quer cultivar uma espécie originária do Brasil, acesse nosso post, onde mostraremos seis frutas nativas, e se você quiser mais opções nesse outro lugar você encontrará espécies da Mata Atlântica.

Além disso, selecionamos aqui cinco árvores frutíferas que são amplamente cultivadas no país com dicas de cultivo para cada uma delas:

Publicidade

Abacateiro

A princípio, esse se tem um espécime de uma grande árvore frutífera e pode atingir até 30 metros na idade adulta. Por colheita, o abacateiro produz até cem frutos.

Também é capaz de se adaptar a uma variedade de condições climáticas, o que permite quase todo o cultivo no Brasil. Contém espécies mexicanas, guatemaltecas e antilhas com alta, média e baixa tolerância ao frio, respectivamente.

Jabuticabeira

Publicidade

A jabuticabeira é uma árvore frutífera nativa do Brasil, frequentemente encontrada em pomares ou mesmo em quintais cultivados em jardins ou em vasos.

Os pés de jabuticaba atingem uma altura de 15 metros e dão frutos de 2 a 3 anos logo após o plantio, por isso é comum comprar mudas de árvores mais velhas ou produzi-las.

Bananeira

A banana é a principal fruta consumida no Brasil e no mundo. Origina-se de regiões com clima tropical úmido, é muito sensível à desidratação.

Existem muitas variedades, mas no Brasil as mais consumidas são Prata, Nanica, Maçã, Ouro e Terra.

Para um bom desenvolvimento, é necessário viver em áreas com boa iluminação, boa irrigação, temperatura média e alta umidade relativa.

laranjeira

O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas, respondendo por mais de 30% da produção global, e as exportações de suco de laranja valem bilhões de dólares por ano.

Pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil, mas é no estado de São Paulo que atinge a máxima produtividade. No Nordeste, a produção depende da irrigação.

Pode ser produzido durante todo o ano se variedades com diferentes tempos de amadurecimento dos frutos forem plantadas.

Maracujazeiro

O maracujá vem da América tropical e contém mais de 150 espécies nativas do Brasil, o maior produtor mundial. Mas nem todas as frutas são comestíveis e/ou funcionais.

O maracujá é uma planta ramificada que cresce na forma de uma videira e se envolve em estruturas próximas a ela.

Nas hortas comerciais, as variedades mais cultivadas são o maracujá roxo, o maracujá amarelo e o maracujá doce.

É uma planta auto-esterilizada, ou seja, precisa de polinizadores para produzir frutos como a mamangava, ou na ausência de polinização artificial deve ser realizada.

5/5 - (61 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *