Publicidade

Palmeiras com frutos comestíveis (açaí é um deles!)

Palmeiras com frutos comestíveis

Palmeiras com frutos comestíveis. Você sabe, existem milhares de espécies de palmeiras, a maioria das quais se tem usadas para fins paisagísticos.

Publicidade

Dessa forma, ele também verificou que alguns deles foram cultivados comercialmente para a produção de palmito e agora é hora de conhecer as palmeiras que produzem frutas comestíveis.

Ainda assim, listamos 2 variedades, características e benefícios de consumir seus frutos. Verificar!

Palmeiras com frutos comestíveis

Açaizeiro (Euterpe oleracea)

Palmeiras com frutos comestíveis

Talvez um dos mais conhecidos pelo fornecimento de deliciosos frutos do açaí que os brasileiros consomem em grandes quantidades, o açaizeiro é uma palmeira tropical nativa do Brasil e é encontrada principalmente nas regiões norte e sudeste do país.

Publicidade

É uma planta com um clima tropical úmido e uma temperatura média de 26 °C, e não quer sobre o solo, desenvolve-se bem mesmo em solos pobres e ácidos. Com uma altura que pode chegar a 25 metros, o açaizeiro se destaca por sua beleza.

Este tipo de palmeira tem muitos benefícios, podendo aproveitar muitas partes diferentes, tais como:

Benefícios da palmeira

  • Estipe: O caule do açaizeiro se tem utilizado como corcel para construção;
  • Raiz: apresenta propriedades medicinais como o tratamento de uma verminose;
  • Folhas: utilizadas na alimentação animal e na fabricação de papel.
  • Palmito de açaí: localizada na extremidade da goma, frequentemente usada na culinária regional.
  • plantas: utilizadas no paisagismo como planta ornamental, bem como para proteção do solo e composição de matas ciliares;
  • Frutas: além de ser amplamente consumido na forma de polpa, também é amplamente utilizado para a produção de “vinho” de açaí, que é consumido pela população ribeirinha do leste da Amazônia e atualmente é popular em outras regiões do país graças à sua vitalidade e valor nutricional.
Publicidade

Embora possa usar todas as partes. Mas os palmitos e frutas roxas são as marcas desse tipo de palmeira e podem ser consumidos de diversas formas em diversas receitas, o açaizeiro adulto costuma produzir quatro buquês por estipe, cada um com cerca de 2 kg de frutos a partir do quarto ano de plantio.

Seus frutos são considerados muito saborosos e podem ser usados em diversas bebidas como frutas mistas, sorvetes e até cápsulas, já que contêm proteínas e vitaminas C, B1 e B2, além de fósforo, ferro e cálcio, que são benéficos para a nossa saúde.

Tucumanzeiro (Astrocaryum spp.)

Palmeiras com frutos comestíveis

Tucumanzeiro pode atingir uma altura média de 10 metros, com uma altura de mais de 30 centímetros.

A princípio, seu fruto se tem chamado de tucumã, uma semente oleaginosa e pode ser explorado de diversas formas, por exemplo, na culinária, na medicina e até mesmo com o potencial uso do biodiesel. Dessa forma, eles se tem produzidos em aglomerados e podem atingir um comprimento de 3 a 5 centímetros e um diâmetro de até 5 centímetros, tendo uma cor que varia de amarelo a vermelho.

Além disso, de serem utilizadas para a extração de óleos de mesocarpos e amêndoas, essas frutas se tem consumidas in natura e podem ser utilizadas como matéria-prima para sorvetes, bebidas, geleias doces e cremes.

Tucumã é uma rica fonte de ômega-3 vitaminas A, B1 e C. Existem também outros benefícios desta fruta, tais como:

  • Combater a acne;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Combate infecções bacterianas e fúngicas.
  • Prevenir o câncer e doenças cardiovasculares;
  • Reduz o colesterol ruim.
DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *