Publicidade

Como plantar ameixa em sua casa ou no quintal

Como plantar ameixa

Como plantar ameixa. Doce com acidez de ameixa é uma fruta deliciosa e é fácil de encontrar em supermercados. No entanto, nem todas são sempre acessíveis. Então, já passou pela sua cabeça cultivar ameixas em sua casa ou até mesmo fazer um pomar comercial?

Publicidade

Nesse sentido, neste artigo, vamos levar todas as informações sobre ameixas, requisitos climáticos e outras características para você implantar um pomar comercial ou até mesmo cultivar espécies em vasos em sua casa. Verifique!

Como plantar ameixa

A princípio, tendo determinado o local para a instalação do pomar, o próximo passo é analisar o solo para determinar a necessidade de adubação e calagem, se possível, com três a quatro meses de antecedência, para que o preparo do solo possa ser feito dois meses antes do plantio. Nesse sentido, normalmente, a preparação consiste em regas profundas e um ou dois gradientes. Em alguns casos, a subsolação pode ser necessária.

Primeiramente, o solo ideal é profundo, permeável, bem drenado, bastante fértil e tem um pH entre 6 e 6,5. Os poços devem ter dimensões de 60 x 60 x 60 centímetros de tamanho. Normalmente, uma distância de 7 x 5 m é usada em declivosas e 6 x 5 em áreas planas.

Publicidade

Ainda assim, a melhor época para o plantio é no inverno, quando a planta está em repouso vegetatido, é entre junho e agosto. Dessa forma, durante o período de descanso, as mudas são mais propensas a resistir ao plantio no solo. No entanto, se as mudas tiverem um sistema radicular completo, o transplante pode ser realizado na estação chuvosa.

Nesse sentido, no Brasil, a propagação comercial de ameixas é feita utilizando porta-enxertos de pessegueiro. Não são utilizadas plântulas obtidas a partir de sementes em pomares comerciais. O transplante é feito com raízes nuas, podando parcialmente o sistema radicular e queimando para evitar dobras radiculares. O ponto do enxerto deve estar de 5 a 10 cm acima da superfície do solo.

Passo 2

Publicidade

Em seguida, o buraco deve ser preenchido no meio do caminho, a terra deve ser assentada. Em seguida, 15 a 20 litros de água se tem adicionados por poço. Termina de encher a cova de barro e encher mais 15 a 20 litros de água ao redor das mudas, protegendo-as com abrigos mortos.

Algumas espécies, como a maioria das ameixeiras japonesas, têm sua própria incompatibilidade, ou seja, precisam de polinização de espécies para dar frutos. Outros, auto-férteis, geralmente ameixas europeias, não precisam de polinização cruzada. Quando necessário, os pomares devem ser construídos com base em vegetação polinizada, alternando com plantas das variedades produzidas.

A maioria das ameixeiras começa a produzir frutos três a quatro anos logo após o plantio, dependendo do tipo de solo, da qualidade das mudas utilizadas, do manejo do pomar e do método de condução térmica da planta.

Quando se trata de modos de condução, as tensões do grupo europeu geralmente se adaptam melhor ao sistema de liderança central, enquanto o grupo japonês se adapta melhor ao sistema de centro aberto. Alguns fruticultores prefere usar sistemas alternativos de maior densidade, nos quais as plantas se tem realizadas no sistema “Y”.

Além disso, cuide do seu pomar com base na adubação, controle de plantas invasoras, pragas e doenças, poda, irrigação e colheita. Um jardim de ameixa, se bem conservado, pode produzir por cerca de 15 anos.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *