Publicidade

Principais pontos no cultivo do amendoim

Principais pontos no cultivo do amendoim

Principais pontos no cultivo do amendoim. A princípio, o Brasil se destaca pelo cultivo de amendoim e é considerado um importante produtor e exportador.

Principais pontos no cultivo do amendoim

Publicidade

Dessa forma, além de destinos para a indústria do petróleo, a venda de cereais (in natura) também pode dar um bom lucro.

Cultivo de amendoim no Brasil

O cultivo de amendoim está se expandindo no país. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as terras agrícolas no Brasil ocupam mais de 157 mil hectares, o que representa um crescimento de 7,6% em relação ao último ciclo de 2019.

O país é o segundo maior produtor e exportador de amendoim da América Latina, com 466 mil toneladas (perdidas apenas para a Argentina). A maioria dos plantios está concentrada no estado de São Paulo (90%).

Publicidade

Cultivar amendoim pode garantir bons lucros, mas é uma planta que requer muitos cuidados, como escolher a melhor área, estação de crescimento, a melhor variedade e cuidados com pragas.

A manufatura, que até uma década atrás era voltada principalmente para a indústria do petróleo, está passando por transformação, buscando novos mercados e crescendo gradativamente nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Embrapa.

Publicidade

Sementes de amendoim de bom tamanho e boa formação podem ser mais lucrativas, mas para isso, os fabricantes precisam adotar as melhores práticas, principalmente ao investir em novas tecnologias. Em toda a cadeia produtiva

 Escolha da área

Esta se tem considerada uma das etapas mais importantes do plantio, a fim de alcançar bons rendimentos e evitar problemas de erosão do solo.

Além de dar preferência a solos férteis e arenosos, a área deve ser bem drenada para evitar a imersão, o que pode levar a uma diminuição no crescimento das plantas.

Preparo do solo.

O truque do técnico é cultivar amendoim na palha da safra anterior. Além de conservar o solo, reduz a erosão e ajuda a germinar mesmo durante os períodos secos, pois retém a umidade. Outra vantagem é que ele pode economizar até 30% no custo de preparo do solo.

Os fabricantes devem usar uma semeadora específica e adequada para evitar que as sementes sejam armazenadas em palha sem contato com o solo.

As ervas daninhas também precisam ser removidas do período de preparação do solo para o plantio.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *