Publicidade

Como controlar pragas agrícolas em sua horta e etc

Como controlar pragas agrícolas

Como controlar pragas agrícolas. Esse problema representa um grande perigo para os produtores rurais.

Como controlar pragas agrícolas

Publicidade

Por exemplo, apenas a ferrugem da soja pode infligir perdas de até R$ 12 bilhões aos agricultores brasileiros, segundo a Associação Nacional da Agricultura (SNA).

Como evitar esse problema?

Como vimos, a disseminação de patógenos vegetais geralmente ocorre devido à falta de equilíbrio ecológico na região. Alguns exemplos incluem:

  • Escolher o momento certo para semear e colher: Em alguns casos, prever ou atrasar as operações pode ajudar os agricultores a evitar estações com maiores incidências de pragas.
  • Remoção e gradiente do solo: é uma operação que pode destruir o habitat de insetos nocivos localizados no solo.
  • Rotação de culturas: Quando as plantas hospedeiras da praga são removidas e novas variedades agrícolas são plantadas, os agricultores podem cortar a permanência da praga na parcela.
  • Capina: Estas plantas servem como uma hospedeira alternativa e se tornam um refúgio para muitas pragas entre uma planta e outra. Portanto, eles precisam ser eliminados.

Qual o melhor tratamento?

Uma vez que a praga tenha se estabelecido no cultivo, é necessário procurar um tratamento específico para acabar com a infestação.

Publicidade
  • Conheça as características das pragas.
  • Use as técnicas e produtos certos.
  • Comece a medir antes que qualquer dano econômico seja feito.

Os produtores rurais podem utilizar três tipos de controles, além das medidas preventivas mencionadas, desses três, veja abaixo os dois principais:

Controle Químico

O uso de pesticidas nas plantas é uma das medidas mais utilizadas e eficazes também. Eles são capazes de se livrar de patógenos e apresentam uma ação muito rápida. Certifique-se de usar produtos registrados pelo Ministério da Agricultura por recomendação de agrônomos.

Controle Orgânico

Publicidade

Na agricultura orgânica, os pesticidas não podem ser usados. Por isso, é importante recorrer a produtos naturais ou biológicos para controlar os surtos. Por exemplo, existem muitos xaropes e extratos de plantas que dão bons resultados. Eis o caso:

  • Cinamomo (Melia azedarach)
  • Losna (Artemisia absinthium)
  • Arruda (Ruta graveolens)
  • Fumo (Nicotiana tabacum)

Por exemplo, existem estudos que comprovam a eficácia do uso de extratos de arruda, confrei e capim-limão no controle de vermes de maracujá (Dione juno juno).

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *