Psicologia das Cores no design de interiores
Psicologia das Cores no design de interiores é uma arte que combina a personalidade de uma pessoa com suas preferências, para criar uma representação significativa de seu eu interior. É uma tela em branco na qual preenchemos as cores e acrescentamos nuances de marcenaria, cerâmica e vidro. Reunimos todos eles para criar um fluxo natural e lógico em propriedades residenciais e comerciais. Embora o design de interiores seja amplamente focado na criatividade, também precisamos observar as implicações dos esquemas de cores que usamos. Como o cliente e seus amigos, familiares e colegas passarão horas nos cômodos que projetamos, precisamos levar em consideração a psicologia das cores para seu benefício.
O que é Psicologia das Cores?
A psicologia das cores é uma teoria de como cada cor afeta o humor, as funções cognitivas, a criatividade e a produtividade de uma pessoa. Quando uma pessoa está cercada por tons calmantes, como azul ou verde, ela se sente relaxada. Considerando que, se uma pessoa está cercada por tons vibrantes altos, como vermelho, marrom ou laranja, ela se sente enérgica e apaixonada. Da mesma forma, cores neutras, como branco ou cinza, fazem com que pareçam serenos.
A psicologia das cores baseia-se no efeito científico de diferentes matizes de cada cor do espectro no cérebro humano. Embora os efeitos das cores possam parecer semelhantes, estudos mostram que cada indivíduo responde de forma diferente aos esquemas de cores padrão.
Como a psicologia das cores afeta o design de interiores?
Os esquemas de cores são um fator importante no design de interiores. A cor das paredes, móveis, elementos naturais, peças decorativas, luzes e luminárias desempenham um papel importante na psique do habitante. Eles passaram horas cercados pela combinação de cores que você escolher. Por isso, é sempre bom escolher esquemas de cores com base na personalidade e nos desejos do cliente. Faz com que se sintam confortáveis e relaxados em casa e aumenta a produtividade no local de trabalho.
Com base nos resultados de vários estudos sobre a Psicologia das Cores, cada pessoa reage de forma diferente a cada cor. Por exemplo, algumas pessoas acham a cor preta deprimente e desmotivadora. No entanto, vários outros consideram a cor preta para representar ordem e funcionalidade. Algumas pessoas acham a cor vermelha ameaçadora, enquanto outras acham inspiradora.
Portanto, é melhor perguntar aos seus clientes que tipo de esquemas de cores eles acham mais atraentes. Mesmo que eles não possam escolher as cores, você terá uma ideia adequada sobre o que eles gostam e o que não gostam. Vamos discutir os efeitos das cores populares em detalhes para que você possa tomar uma decisão informada ao implementar suas idéias de design .
Papel de Cores Diferentes
As cores mais ostensivas adicionam tons de energia e dão vida ao ambiente. Eles também contribuem para o toque e a gravidade, dependendo da densidade da cor que você usa. Outras cores são mais suaves e têm um efeito calmante sobre os sentidos. Eles criam um ambiente relaxante que faz com que o habitante se sinta seguro e confortado.
Por fim, veja mais também sobre outros tipos de decoração como a Rústica, Contemporânea, Moderna, Industria e Tradicional!
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.