Como armazenar algodão? A princípio, o cuidado com a produção agrícola não termina na época da colheita: o produto precisa ser armazenado corretamente no momento em que é entregue ao comprador. Nesse sentido, no caso específico do algodão, o cuidado com esse procedimento é importante para manter a qualidade das matérias-primas.

Como armazenar algodão?

O armazenamento de algodão é um passo dado após a colheita para evitar que os produtos sejam afetados por condições climáticas, como chuva e luz solar excessivas ou com certos tipos de contaminação.

O algodão de penas é um modelo de marketing que vende apenas penas com maior valor agregado do que as utilizadas na produção de diversos produtos. O algodão, por outro lado, é um produto maduro com fibra ligada a ele. Cada um desses tipos requer espaço de armazenamento diferente.

Em relação ao meio ambiente, o armazenamento pode ser interno (dentro de galpões ou outras instalações cobertas) com o objetivo de evitar a ação do tempo ou do lado de fora, mas é interessante que também haja algum tipo de proteção para que o algodão não seja danificado e mantenha sua qualidade.

Além disso, se tem importante contar com outras técnicas para garantir que seu algodão esteja bem preservado por meio de um processo que possa ter-se realizado desde a colheita. Veja abaixo:

Colha durante o tempo seco.

Dessa forma, a colheita deve ser feita tendo em conta os materiais já armazenados. Removê-lo durante períodos chuvosos ou mesmo na chuva pode fazer com que o produto fique molhado e acabe nesse tipo de armazenamento.

Seque o algodão

No entanto, se for necessário colher algodão em condições chuvosas, ele deve ser limpo logo após o término da operação. O algodão deve ser exposto à luz solar para que a água evapore por um período de um a dois dias. Idealmente, a umidade é de no máximo 12% e pelo menos 7%.

Faça o descaroçamento do algodão

Outro passo que pode ser dado entre a colheita e o armazenamento do algodão tem-se em desembaraçar. Este processo é feito para separar o línter (a camada fibrosa ao redor da semente) da semente.

Veja mais posts como esse em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO