Publicidade

Como armazenar algodão e o processo realizado para o armazenamento

Como armazenar algodão

Como armazenar algodão? A princípio, o cuidado com a produção agrícola não termina na época da colheita: o produto precisa ser armazenado corretamente no momento em que é entregue ao comprador. Nesse sentido, no caso específico do algodão, o cuidado com esse procedimento é importante para manter a qualidade das matérias-primas.

Como armazenar algodão?

Publicidade

O armazenamento de algodão é um passo dado após a colheita para evitar que os produtos sejam afetados por condições climáticas, como chuva e luz solar excessivas ou com certos tipos de contaminação.

O algodão de penas é um modelo de marketing que vende apenas penas com maior valor agregado do que as utilizadas na produção de diversos produtos. O algodão, por outro lado, é um produto maduro com fibra ligada a ele. Cada um desses tipos requer espaço de armazenamento diferente.

Em relação ao meio ambiente, o armazenamento pode ser interno (dentro de galpões ou outras instalações cobertas) com o objetivo de evitar a ação do tempo ou do lado de fora, mas é interessante que também haja algum tipo de proteção para que o algodão não seja danificado e mantenha sua qualidade.

Publicidade

Além disso, se tem importante contar com outras técnicas para garantir que seu algodão esteja bem preservado por meio de um processo que possa ter-se realizado desde a colheita. Veja abaixo:

Colha durante o tempo seco.

Dessa forma, a colheita deve ser feita tendo em conta os materiais já armazenados. Removê-lo durante períodos chuvosos ou mesmo na chuva pode fazer com que o produto fique molhado e acabe nesse tipo de armazenamento.

Seque o algodão

Publicidade

No entanto, se for necessário colher algodão em condições chuvosas, ele deve ser limpo logo após o término da operação. O algodão deve ser exposto à luz solar para que a água evapore por um período de um a dois dias. Idealmente, a umidade é de no máximo 12% e pelo menos 7%.

Faça o descaroçamento do algodão

Outro passo que pode ser dado entre a colheita e o armazenamento do algodão tem-se em desembaraçar. Este processo é feito para separar o línter (a camada fibrosa ao redor da semente) da semente.

Veja mais posts como esse em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *