Publicidade

Como plantar mandioca?

A mandioca é um alimento importante para os brasileiros, além de ser uma boa fonte de proteína e energia para animais de fazenda, como aves, bovinos e suínos. Com nomes diferentes no Brasil, essa raiz alimenta 500 milhões de pessoas em todo o mundo com um mercado muito amplo.

Publicidade

Há bastante interesse que os produtores rurais devem utilizar nesse tipo de plantio. Existem 109 variedades de aipim existentes que podem atender a uma ampla gama de necessidades, então conheça a melhor maneira de cultivar mandioca e plantá-las.

Qual mandioca cultivar?

O primeiro passo é a diferença entre mandioca-brava e mandioca-mansa, o motivo disso é que se houver uma intenção de plantar para o comércio, a escolha errada pode tornar o processo de vendas mais trabalhoso e causar prejuízos financeiros.

A mandioca, se for utilizada in natura, não é própria para consumo humano e animal – sem contar o sabor amargo A mandioca-mansa é encontrada em feiras e supermercados.

Publicidade

É importante que os fabricantes realizem uma extensa pesquisa para saber quais espécies de macaxeira são mais adequadas para a região a ser plantada, embora este seja um fator menos importante do que a diferença entre variedades silvestres e benignas.

Como as condições climáticas impactam o plantio de mandioca?

A mandioca é uma raiz nativa brasileira e pode ser cultivada durante todo o ano. Ainda assim, o clima ideal para que as plantas sejam completamente saudáveis é caracterizado por temperaturas entre 20 °C e 27 °C. Em caso de baixas temperaturas, a brotação é retardada e a formação foliar é reduzida, bem como o peso da mandioca.

Publicidade

Outro fator importante é que a mandioca se adapta melhor até o início da estação chuvosa, quando o calor e a umidade contribuem para a brotação, brotação e formação de culturas nos campos. Essa época do ano varia muito dependendo da região, e é necessário estudar isso mais cedo.

Qual é o solo perfeito para o cultivo da mandioca?

O cultivo de mandioca não requer solo muito fértil para torná-lo uma realidade, mas é essencial que seja profundo e moderadamente arenoso. Solos muito argilosos ou que encharquem rapidamente criará problemas para a produção, e é importante escolher um local com bom escoamento.

As raízes podem ser plantadas vertical e horizontalmente em buracos de 25 centímetros de largura e 5 centímetros a 10 centímetros de profundidade. Portanto, em termos de rendimento e custo-benefício, posicionar as manivas para crescer horizontalmente torna-se mais vantajoso.

A mandioca leva cerca de oito meses antes de poder ser colhida e, por esse motivo, as raízes devem ter mais de 3 centímetros de diâmetro.

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

  1. A massa de mandioca que é retirada o polvilho para que proveito seria em vez de ser jogada fora, tem utilidade? pode ser consumida ? Na realidade são nutrientes para o solo mas poderia fazer bolo com a massa de mandioca que foi retirada o polvilho? A farinha puba que é feita da mandioca que fica vários dias na água na realidade tem alguma restrição devido o processo de quase apodrecimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *